segunda-feira, 22 de setembro de 2014

21 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER


Informações sobre a Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é definida como uma doença neuropsiquiátrica degenerativa, na qual se verifica um comprometimento das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, percepção, orientação espaço-temporal, praxia e funções executivas), que envolve o comprometimento cerebral, provocando uma atrofia progressiva no cérebro, inicialmente nas regiões internas do lobo temporal, causando impacto na funcionalidade e na vida social e ocupacional do indivíduo. Os sintomas cognitivos iniciam lentamente e aumentam com o passar do tempo. Muitos sintomas não ocorrem no início, mas surgem ao longo da evolução da doença quando vai aumentando sua gravidade. A doença de Alzheimer constitui o tipo mais comum de demência.
De acordo com pesquisas científicas, atualmente são 36 milhões de pessoas no mundo vivendo com demência e é esperado que este número alcance 66 milhões em 2010 e 115 milhões em 2050. A demência é definida como uma síndrome clínica caracterizada pela deterioração progressiva de múltiplos domínios da cognição, capaz de comprometer a autonomia do indivíduo. Representa causa importante de incapacidade, institucionalização e redução de sobrevida na população, em especial a população idosa. Não que as doenças crônico-degenerativas sejam manifestação do envelhecimento, mas porque este grupo etário apresenta maior vulnerabilidade para desenvolver determinadas doenças e as demências, em especial a doença de Alzheimer, apresentando uma maior ocorrência e impacto neste segmento populacional.
Com base em estudos epidemiológicos brasileiros em 2008, estima-se que 60% dos idosos brasileiros são acometidos por algum tido de demência, isso corresponde à 1.332.034 pessoas. Destas 799.220 pessoas são diagnosticadas com a provável doença de Alzheimer. A prevalência de demência aumenta de forma importante com a idade, dobrando a cada cinco anos, variando de 1,5%, entre 60 e 64 anos, a quase 40% nos nonagenários. A prevalência global desta patologia é estimada em 3,9% nos sujeitos com idade igual ou superior a 60 anos, com uma variação importante entre os continentes, de 1,6% na África a 6,4% na América do Norte. Na América Latina, a taxa de prevalência é de 7,1% e, no Brasil, varia entre de 6,0% a 7,1%. A incidência mundial anual é estimada em 7,5 casos a cada 1000 habitantes idosos (idade ≥ 60anos).
A demência tem um impacto importante na vida social e na dimensão emocional das famílias e seus cuidadores em toda parte no mundo. A falta de compreensão e conscientização sobre a doença resulta em recursos insuficientes para lidar da melhor forma possível com esta doença. Por isso as campanhas mundiais dedicadas aos diferentes segmentos da sociedade tornam-se momentos de discussão e debate em torno do tema para que possam gerar iniciativas políticas e institucionais. Não resta dúvida de que a situação do bem-estar dos idosos, dos que tem a doença de Alzheimer e das famílias merece atenção especial com o devido reconhecimento de seus arranjos internos, enquanto agentes sociais ativos.


Campanha:
“ALZHEIMER: EU NÃO ESQUEÇO”

Para a Semana da Doença de Alzheimer, instituída por lei em Indaiatuba, a ABRAz organizou uma série de atividades que buscam chamar a atenção para a importância da conscientização e orientação para o correto tratamento ao portador do Alzheimer.
Com programação nos dias 19 e 20, o intuito da entidade é fornecer informações não apenas para familiares e cuidadores, mas também para os médicos da cidade, oferecendo um simpósio de atualização sobre diagnóstico e tratamento da doença, para a reciclagem dos profissionais da saúde.
No dia 19 de setembro, além do simpósio, que está em sua 5ª edição, ocorre um jantar em comemoração aos 10 anos de atividade da ONG na cidade, realizado no Indaiatuba Club.
Encerrando a programação, no dia 20, a ABRAz realiza o Dia do Cuidador 2014, com palestras de profissionais da área de Nutrição e Psicologia e também de alunos do curso técnico de Enfermagem da FIEC, com o objetivo de orientar e apoiar familiares e cuidadores, além da Dança Sênior, orientada pela gerontóloga Mainara Stecca, que promove a inclusão e atividade de idosos.

         Sobre a ABRAz Indaiatuba:

            Presente na cidade desde junho de 2004, a associação tem a missão de divulgar a Doença de Alzheimer e lutar por uma melhor qualidade de vida para o paciente, seus cuidadores e familiares. Para isso, são promovidos encontros mensais, que abordam o tema dando informações e orientações sobre o diagnóstico, aspectos cotidianos, além de oferecer apoio emocional e psicológico às pessoas que cuidam desses pacientes.

Os encontros são realizados às primeiras segundas-feiras de cada mês, a partir das 19h, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), Av. Eng° Fábio Roberto Barnabé, n°709 (marginal esquerda do Parque Ecológico). (Texto: Fernanda Canobel mkt ABRAz)


A convite da minha fisioterapeuta Priscilla Miranda Ohori fui na FIEC para assistir a palestra da ABRAz, No encerramento a Gerontóloga Mainara passa exercícios para todos os presentes, muito bom isso para a coordenação motora.
























Dra Celene Queiroz, Promoter de eventos  Italo, Fisioterapeuta Priscilla, Gerontóloga Mainara,
Assessora de imprensa Fernanda



Nenhum comentário:

Postar um comentário