sábado, 25 de outubro de 2014

EVENTO: Roda de Samba da Comunidade Quilombola - Piracicaba

Minha filha Bruna ouvia músicas clássicas quando eu estava grávida dela, e sempre incentivei artes na sua educação, quando pequena frequentou aulas de musicalização, fez aulas de balé e jazz. Ela cresceu e em paralelo com a faculdade na USP foi parar na roda de samba da Comunidade Quilombola...rsrsrs. Pois é...e dai para cá, vez ou outra me conta a história do samba e sua origem no Brasil como Cultura Nacional e tal... desde Lamartine Babo, Adoniram Barbosa, Noel Rosa, Jamelão interpretados por Clara Nunes, Alcione, Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola etc. Confesso que não escolhi nada por ela e nem para ela.  Na sua educação introduzimos de tudo um pouco... Eu como mãe o que posso fazer agora é dar o meu apoio e observar...orientar quando for preciso. Aprendi que tive filhos para o mundo e não para mim  e o que importa é que ela, minha Bruna seja Feliz onde quer que esteja. Sempre digo que confio na educação que passamos  à ela e oro, pedindo à Deus que em seu caminho encontre pessoas boas ...é o mínimo que posso fazer. E creio que Ele me atende...
No dia 17 de Outubro eu, meu marido Nelson e minha pequena Déborah fomos até Piracicaba na Cachaçaria Agua Doce para assistir à uma apresentação dela, estávamos curiosos em ver sua performance na roda de samba, ela é uma aprendiz no meio de um grupo de músicos profissionais que são muito bons e tocam muito bem! Não sei como ela está  no Grupo....rsrsrs. Aproveito para agradecer ao grupo pela receptividade e aceitação em relação à Bruna e peço, cuidem bem dela...rsrsrs é o meu tesouro! 

A História da Comunidade Quilombola
Comunidade quilombola, história, tradição e cultura do samba

A Comunidade Quilombola nasceu do encontro de familiares e amigos numa das frequentes festas na Chácara Quilombola. A chácara é situada em Charqueada, pequena cidade no interior de São Paulo. A formação da Comunidade, embora tenha o nome de Quilombola, não tem vínculo direto com os escravos refugiados nos quilombos ou de descendentes de escravos negros, mas ampara-se na celebração do samba de raiz, elemento fundamental que traçou a união de nossa Comunidade. Piracicaba, berço natural de grande parte de seus integrantes, é a cidade onde acontecem as tradicionais festas organizadas pela Comunidade Quilombola, visando arrecadar fundos direcionados a assistências sociais ou para viabilizar projetos internos que objetivam resgatar algumas das tradições da cultura brasileira, sempre celebradas com o samba, símbolo autêntico da raiz nacional.
            As celebrações em prol do samba e suas histórias são realizadas principalmente em formato de Projetos. Atualmente são realizados dois projetos: Projeto 14 Sambas e Projeto Raizeiro. O Projeto 14 Sambas completa 10 anos de existência em 2015 e tem como objetivo manter, fortalecer e divulgar a tradição do samba, homenagear grandes compositores e incentivar a projeção de talentos ainda não conhecidos. O Projeto Raizeiro está em seu primeiro ano de realização, reúne integrantes de três grupos da região: a Comunidade Quilombola, de Piracicaba, os Amigos do Dito, de Limeira e a G.R.A.S.I.F.S. Voz do Morro, de Rio Claro, e tem como objetivo fortalecer a cultura do samba na região. Além da realização dos Projetos, a Comunidade Quilombola se apresenta em formato de rodas de samba principalmente na cidade de Piracicaba com o objetivo de trazer para o cotidiano da cidade a cultura do samba.

 Para acompanhar as rodas de samba e Projetos curta as seguintes páginas:


Peço desculpas pelas fotos que não estão boas...











Eu e minha família, Déborah, Bruna e Nelson

Felipe Vitti, Bruan Takeuti, Rafaela Bergamo e Rodrigo Shiraishi, amigos da faculdade,
foram lá e se encontraram por acaso.





Marcus Vinicius, Sergio Bertagnoli, Buziga, Bruna Takeuti, Emilio Moreira, Teda Ferraz e Claus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário