quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PEÇAS INFANTIS GRATUITAS SÃO DESTAQUE DO NOVEMBRO EM CENA DA CULTURA ESTA SEMANA


Espetáculos da Mostra de Artes Cênicas garantem diversão para crianças de todas as idades

Peça Pés Descalços é uma das atrações infantis esta semana
A programação da 1ª Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba traz esta semana uma série de atrações gratuitas para o público infantil. No evento, que compõe o festival Novembro em Cena da Secretaria Municipal de Cultura, crianças de todas as idades poderão se divertir acompanhando a história de um bravo e corajoso Príncipe Valente, as desventuras do Rei Artur (zinho) e ainda viajar na fantasia do teatro de animação Pés Descalços, que destaca valores como a força da imaginação e do ato criativo. Confira a programação abaixo e prestigie os artistas! Informações (19) 3894-1867.
Novembro em Cena – 1ª Mostra de Artes Cênicas
Dia 20 de novembro, sexta-feira – 20h
Príncipe Valente (infantil)
Enrolados (Indaiatuba)
Direção: Ludovico Grotto Junior
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: com intenção de divertir e entreter, a peça conta a história do bravo e corajoso Valente, um jovem príncipe que busca vingança pela morte misteriosa de seus pais com a ajuda de Corrica e Miolo Mole, dois atrapalhados ajudantes da nobreza.
Dia 21 de novembro, sábado – 20h
O Rei Artur (zinho) (infantil)
Grupo Anankê (Indaiatuba)
Direção: Chicó Ferreira
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: a peça de Teresa Frota é uma lendária fábula muito divertida, que conta a disputa do trono e da coroa entre a Rainha Mássima e a rainha deposta Olívia. A história que já ganhou prêmio nacional de melhor texto infantil, agora encenada pelo Grupo Anankê, promete tirar boas risadas não só da criançada, mas de todos que a assistirem.
Dia 22 de novembro, domingo – 15h
Pés Descalços (infantil)
Cia Morpheus Teatro
Direção, autoria e roteiro: Verônica Gerchman
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: é um espetáculo de teatro de animação voltado para o público infantil que fala de forma simples, da beleza de encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias preconcebidas, da força da imaginação e do ato criativo. A história narra o encontro de um menino e uma menina e da criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um simples tanque de areia...Um mundo sem muros e com os pés descalços.
Dia 22 de novembro, domingo – 19h
O Princípio do Espanto (adultos e jovens)
Cia Morpheus Teatro
Criação: João Araújo
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: “Quem se eu gritasse,/ Entre Legiões dos Anjos me ouviria?/ E mesmo se, inesperadamente, um deles/ Me acolhesse ao coração,/ Eu sucumbiria perante sua existência mais forte. Pois o belo não é senão, o princípio do espanto / Que mal conseguimos suportar./ E ainda assim o admiramos, pois,/ Sereno, deixa de nos destruir.” - Rainer Maria Rilke - Início das elegias de Duíno.
Dia 26 de novembro, quinta-feira – 20h
Saltimbancos
Cia Teatro Marli Lopes
Direção: Marli Lopes
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Dia 27 de novembro, sexta-feira – 20h
A Hora e a Vez, com Rui Ricardo Diaz (adulto)
Cia do Sopro (São Paulo)
Inspirado na obra do escritor João Guimarães Rosa
Direção: Antonio Januzelli
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: solo teatral a partir da obra de João Guimarães Rosa, é resultado de um longo processo laboratorial desenvolvido pelo diretor Antonio Januzelli com o ator Rui Ricardo Diaz, dentro do Laboratório Dramático do Ator. A saga vem à tona por meio de um personagem que transita e se funde às figuras que gravitam em torno dos percalços e angústias de Nhô Augusto. O trabalho foi muito bem recebido pelo público e crítica em sua curta temporada de estreia no SESC Ipiranga, no projeto Teatro Mínimo, em 2014. Entre os destaques teatrais do ano, integrou ainda a “Mostra 2014 em cena”.
Dia 28 de novembro, sábado – 20h
Ainda Aqui (adulto)
Cia Cerne (Rio de Janeiro)
Direção: Vinicius Baião
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: tem como protagonista o trabalho do ator, com mais de dez personagens compostos por apenas dois atores em cena. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento de Mauricio, torturado e morto político e do desenvolvimento do Alzheimer em sua mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina-se a si mesma e ao marido em um eterno retorno à dor da perda.
Dia 29 de novembro, domingo – 16h
Olha o Palhaço no Meio da Rua (adultos e crianças)
Trupe Koskowisck (Sorocaba)
Direção: Hudson Rocha
Local: Parque Temático
Sinopse: um concerto musical. Os dois palhaços músicos disputam a atenção da plateia, numa competição em que entram todos os tipos de artimanhas e armadilhas. Criam-se, assim, situações inusitadas: ratos, água e talco na cara são apenas alguns desses artifícios. O espetáculo tem como proposta o resgate dos antigos esquetes e reprises circenses, no mais clássico estilo “Branco e Augusto”.
Dia 29 de novembro, domingo – 19h
Sabiás do Sertão (Teatro Musical Brasileiro)
Cia Cênica (São José do Rio Preto)
Direção: Luiz Carlos Laranjeiras
Local: Sala Acrísio de Camargo
Sinopse: o espetáculo trata dos expoentes maiores da música caipira, Cascatinha & Inhama, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher que, em sua trajetória, reverencia com primazia a cultura de raiz. O ser, estar e viver artista, o prazer da canção e do encantamento. O circo e o rádio, presentes na trajetória da dupla, são trazidos à cena por uma companhia ambulante de teatro, com artistas rapsodos que contam, vivem, tocam, dançam e cantam um pouco da vida e muito do rico repertório de toadas, guarânias, rasqueados, boleros, rancheiras e canções imortalizadas nas vozes destes “sabiás do sertão”.
Oficinas, workshops e palestras
Dia 21 de novembro, sábado – 14h às 18h
Palestra Produção Teatral – O Artista como Protagonista de Sua História, com a Profª Drª Deolinda Vilhena
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Inscrições antecipadas por email (cultura@indaiatuba.sp.gov.br) com envio de nome completo e idade
Sinopse: na palestra Deolinda Vilhena mostra a importância da formação do ator, e uma formação que passa não apenas pelo palco, mas pela pesquisa, pelo engajamento na produção, naquilo que a jornalista e produtora chama de “a busca pela possibilidade de ser protagonista da sua própria vida profissional”. Deolinda Catarina França de Vilhena é jornalista e produtora teatral, graduada em jornalismo pela Faculdade da Cidade (Rio de Janeiro-1983); Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001); Mestre em Artsduspectacle (DEA) pelo Institut d’Étudesthéâtrales da Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (2002); Doutora em Étudesthéâtrales pelo Institut d’Étudesthéâtrales da Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (2007). Em quase 40 anos de profissão trabalhou como Produtora, Assessora de Imprensa e Administradora dos maiores nomes do teatro brasileiro, tais como Maria Della Costa, Rosamaria Murtinho, Tônia Carrero, Cecil Thiré, Gracindo Júnior, Paulo Gracindo, Nathalia Timberg e José Wilker, entre outros, sem falar em Bibi Ferreira, com quem trabalhou por mais de 15 anos. Na música produziu e fez assessoria de imprensa de Angela RoRo, Clara Nunes e Nana Caymmi. Entre 2007 e 2014 foi colunista de teatro da revista Terra Magazine editada por Bob Fernandes para o portal Terra e durante o ano de 2010 integrou o quadro de pareceristas do Ministério da Cultura. Em 2010 participou, em Paris, do programa Courantsdu Monde, a convite do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, organizado pela Maison desCulturesdu Monde. O ponto alto do programa foi um estágio sobre o tema do financiamento da cultura na Universidade Paris–Dauphine, uma das instituições de ensino mais reputadas da Europa na área de gestão das organizações culturais.
Serviço
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol
Parque Temático - Parque Ecológico, na altura do Jardim Monte Verde
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina

Foto: Karim Sauro


Nenhum comentário:

Postar um comentário