quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

EDUCAÇÃO INICIA ANO LETIVO COM PALESTRAS DE CAPACITAÇÃO PARA DOCENTES E FUNCIONÁRIOS

Volta às aulas começam na quinta-feira (11) em todas as escolas municipais

Prefeito Reinaldo Nogueira
Foto: Eliandro Figueira

A Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Indaiatuba, iniciou nesta quarta-feira (3) o ano letivo 2016 com os educadores profissionais, docentes e não docentes. Para marcar a entrada de um novo ano de trabalho a Secretaria proporcionou duas palestras de capacitação com nomes de peso para inspirar um trabalho de reflexão e responsabilidade pedagógica. Na quarta-feira (03) os docentes participaram da palestra com professor Mário Sérgio Cortella, que explorou o tema “Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é parecer!”. Na quinta-feira (04) os servidores não docentes apreciaram o doutorando em Ciências da Educação, Max Haetinger, que discorreu o tema “Equipes comprometidas com mudanças e resultados”. As capacitações visam preparar os professores e os funcionários das Escolas Municipais para receber novamente os alunos na quinta-feira (11).
Antes mesmo dos palestrantes tomarem a frente do evento a cantora popular Kika Baldasserine fez uma breve apresentação acompanhada pelo músico Jarbas Martins, com quem tem um repertório que vai desde Elis Regina até Maria Rita, de Tom Jobim a Nando Reis.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, destacou a importância da figura do professor e da escola no desenvolvimento das crianças. “Hoje é um dia importante, pois a busca pelo conhecimento sempre agrega valores em nossa vida. O trabalho dos professores e dos funcionários de uma escola reflete na vida de todos os alunos, por isso precisamos sempre estar preparados e buscar coisas novas, lembrando que o professor e a escola são exemplos para os alunos. Desde o meu primeiro mandato dou prioridade para a educação, mas depois que tive meus filhos, valorizo ainda mais o trabalho dos educadores, pois sei que não é fácil. Sempre buscamos capacitar e inovar a forma de ensinar para que no futuro nossa sociedade seja bem formada e com um futuro promissor para seguir”, diz Nogueira.
A secretária de Educação, Rita de Cassia Trasferetti, ressaltou a importância de trabalhar engajado com o educar e ser feliz dentro da profissão, para refletir um ensino de qualidade. “É uma alegria iniciar o ano letivo com essas palestras. Ser professor é mais do que uma profissão é um legado e temos que amar o que fazemos, pois dessa forma sempre daremos o melhor para os alunos, ajudando a formar cidadãos que farão a diferença no mundo. Quero agradecer a presença do prefeito Reinaldo que sempre apoia e investe na educação, colocando o ensino municipal como prioridade. Vamos iniciar o ano letivo com muito trabalho e muita dedicação, buscando novos projetos e inovações. Por isso devemos sempre nos capacitar e buscar o conhecimento para ampliar nossas visões”, ressalta Rita.
O superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, também prestigiou o evento.
Palestra: DA OPORTUNIDADE AO ÊXITO: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!
Nesta palestra foram abordados os seguintes tópicos: 1. Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar; 2. Audácia não é a mesma coisa que aventura; 3. Não se confunda “novo” com mera “novidade”; 4. Mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo; 5. Para além do óbvio: inovar é preciso!
Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella
É professor da Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). É autor de diversos livros e palestrante reconhecido internacionalmente.

Palestra: EQUIPES COMPROMETIDAS COM MUDANÇAS E RESULTADOS
Esta palestra tratou do desenvolvimento e do fortalecimento de equipes, com foco no comprometimento como aspecto transformador para a produtividade e para a mudança de cultura e comportamento dos grupos de trabalho, em empresas e instituições. A abordagem foi bem prática e teve como principais objetivos: desenvolver o sentido de integração e colaboração em equipe; aprimorar as relações de interdependência e respeito às diferenças; promover ações de cooperação entre áreas; facilitar processos de comunicação eficaz; potencializar o relacionamento interpessoal, a liderança e a motivação.
Prof. Ms. Max Haetinger
Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Educação. Especialista em Criatividade e Tecnologias Aplicadas na Educação. Psicopedagogo, palestrante e autor de vários livros.

Crédito: Eliandro Figueira SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário