sábado, 9 de abril de 2016

EVENTO: Vernissage - O Ige que eu tenho

Acresce o vídeo para ver um pouco mais do evento. 

O artista Plástico, Ige d'Aquino, faleceu há dois anos e deixou uma marca indelével na vida cultural de Indaiatuba. Foi aqui que ele fez grandes exposições e eventos, sempre prestigiado pela sociedade local. Ige morava em Itu, ilustrou a primeira coluna de Paulo Francis no jornal Folha de São Paulo, viajou o mundo realizando performances com o contrabaixista Roberto Black e deixou uma grande vazio enorme nos corações dos amigos. É por isso que Tânia D'Avila e Wladimir Soares decidiram prestar uma homenagem ao talento desse artista realizando a exposição no Museu do Casarão Pau Preto. A ideia básica dessa exposição é exibir os quadros que Ige D'Aquino pintou e que foram comprados por colecionadores da cidade. Assim, Wladimir Soares assinará a curadoria da exposição, prospectando quadros do artista que estão nas paredes de várias casas de Indaiatuba. A empresária Lucimara Andriani, por exemplo, emprestou a enorme tela que encanta os alunos do Yázigi, já que foi pintado com o propósito de iluminar a sala de entrada da escola. O arquiteto José Ferre ofereceu vários quadros, de várias fases, para comporem a exposição.O colecionador Gary G. Knoble, da Hartford, em Connecticutt (EUA) já enviou uma série de trabalhos de Ige, além do expressivo texto que vai ilustrar o catálogo. O texto veio em inglês mas o Kleber Patrício, grande amigo de Ige providenciou sua tradução para o português. Gelson Toledo, o protético Preferido dos dentistas, tem uma coleção de obras do Ige bem variada e selecionou o quadro para a exposição. A oftalmologista Janete Pereira Costa também cedeu as pinturas da obra de Ige. Norma Silva Telles, Tiago Tarran, Marcos Kimura, Antonio Carlos Vargas Fernandes Filho e Aychi Couto Também cederam obras para a visitação pública que acontecerá durante todo o mês de abril, no horário comercial do Museu.
Quando morreu, Ige D'Aquino Deixou uma produção inédita que pouca gente conhece e que também estará nessa exposição do Museu do Casaão Pau Preto. Esse acervo pertence a Marcia Jakimiu, viúva de Ige e grande incentivadora de sua produção artística, sua verdadeira mecenas. Na noite do dia 7, dia do Vernissage, a Big Band Villa Lobos, fez uma bela apresentação, com várias músicas, inclusive a preferida de Ige D'Aquino, um arranjo diferente para Caravan, de Duke Ellington, selecionado pelo maestro Samuel Nascimento de Lima.

O Curador

Wladimir Soares, jornalista e animador cultural, foi crítico de artes do Jornal da Tarde (SP), fez curadorias de exposições no Spazio Pirandello, o bar que ele teve em São Paulo, dirigiu shows com Rita Lee e Tetê Spíndola foi Secretário de Cultura e Vereador em Indaiatuba, escreveu os livros Spazio Pirandello e Adoniram Barbosa - Anotações com Arte. É Diretor Artítistico da Banda Villa Lobos, colunista de Curtas & Cults na eletrônica Revista D'Avila e sócio do Lions Clube. Fez a curadoria desta exposição pelo enorme prazer de conviver com a obra de Ige D'Aquino e, atualmente apresenta o programa - O Papo é Pop na Rádio Jornal de Indaiatuba.

Serviço - Exposição o Ige que Eu Tenho
Museu Casarão Pau Preto 
Rua Pedro Gonçalves, 477
Fundação Pró Memória de Indaiatuba
Período de 07 até 30 de abril
Entrada gratuita.
Texto: Divulgação.





















Sr Ifanger com seus 80 e poucos anos, manda bem na dança...um fofo!











Wladimir Soares, Marcia Jakimiu (viúva de Ige) e o Prefeito Reinaldo Nogueira.


O jornalista Marcos Kimura tem a camiseta pintado por Ige D'Aquino.
Achei o máximo!!!

Dr. Jalma Jurado e sua esposa Tininha

Marcia Jakimiu, Prefeito Reinaldo Nogueira e Wladimir Soares.


Wladimir Soares e Nilson Gaspar.





Théo, neto da Tânia D'Avila; posando na frente da sua tela...rsrsrs

2 comentários:

  1. Nilda Takeuti, como posso agradecer esse maravilhoso registro que você fez da exposição O Ige Que Eu tenho? Se eu já estava feliz no dia, imagina como me sinto agora, emocionado, vendo a sua postagem, com estas fotos maravilhosas. Parabéns. Você é uma amiga muito querida e, mais do que isso, uma grande profissional. Todo o meu afeto direto pro seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wladimir Soares, tenho o maior prazer em registrar seus eventos!
      Fique bem meu amigo.
      bjo

      Excluir