quarta-feira, 18 de maio de 2016

PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO TERÁ TERCEIRA CAMINHADA ATENÇÃO PELA VIDA NO DOMINGO

Concentração será realizada em frente à Prefeitura

 A 3ª Caminhada Atenção pela Vida, organizada Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Prefeitura, acontece domingo, dia 22, às 9h. A concentração será em frente ao Paço Municipal, onde estão programadas sessões de alongamento, aula de fitdance e distribuição de camisetas do evento. A caminhada faz parte das ações do movimento Maio Amarelo promovidas em Indaiatuba.
O percurso terá cerca de quatro quilômetros pelo entorno do Parque Ecológico e, como já aconteceu nas edições anteriores, o passeio deve reunir muito mais que pedestres. Segundo o diretor presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, a caminhada se transformou um “passeio da mobilidade”, com a participação de ciclistas, motociclistas e jipeiros, entre outros clubes e associações. Já estão confirmadas as presenças do Clube do Fusca; Faculdade Anhanguera; representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar; Grupo de Escoteiros de Indaiatuba; Clube do Jeep de Indaiatuba e o Corpo de Bombeiros.
Desde abril a Prefeitura de Indaiatuba também colocou nas ruas os outdoors educativos do Maio Amarelo. São 10 pontos estratégicos de divulgação com duas mensagens. Em uma das peças, o uso do celular, o cuidado com os pedestres e ciclistas e o respeito às leis de trânsito são lembrados, reforçando a necessidade de comportamentos seguros no trânsito. Na outra, o convite vai para toda a sociedade, com a frase: “Vamos nos mobilizar por um trânsito mais seguro”.
Os outdoors estão próximos ao Parque Ecológico, na Cecap, na avenida Conceição, Morada do Sol, entre outros pontos.
O Observatório também fez o lançamento no mês de abril da campanha #EuSou+1 por um trânsito mais humano, que circula nas redes sociais e site do Maio Amarelo. As pessoas podem personalizar suas páginas da rede social, adotando o twibbon nas fotos de capa e de perfil, com esse slogan.
Ramalho explica que a proposta dessa e de outras ações do Observatório é de chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade das pessoas pela segurança no trânsito. “Não é o carro que mata, a falha é da pessoa que conduz esse carro. Assumindo nossa responsabilidade assumiremos o compromisso de reduzir o número de acidentes no trânsito”, reforça.

O Movimento
O movimento Maio Amarelo foi iniciado em Indaiatuba em 2014, pelo Observatório, e se transformou em uma mobilização mundial da sociedade para construir um trânsito seguro para todos. Hoje, mais de 20 países dos cinco continentes realizam ações do movimento.
Trata-se de uma mobilização multissetorial que envolve a iniciativa de pessoas, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada e órgãos de governo, para construir um trânsito seguro para todos.
A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário