quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FUNSSOL PROMOVE 4ª GINCANA CULTURAL NA QUINTA-FEIRA NO CIAEI

Integrantes da 3ª idade apresentarão diversas atividades culturais



A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), promove no próximo dia 25 de agosto, a 4ª Gincana Cultural com os grupos da Terceira Idade. O evento será realizado no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), a partir das 14h, em com parceria com as secretarias de Cultura e de Educação. Representantes dos grupos da 3ª idade serão os responsáveis pelas criações e apresentações musicais, dança e teatro. A entrada é gratuita. O Ciaei está localizado na avenida Fábio Roberto Barnabé, nº 3.665, Jardim Regina
A presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, explicou que a proposta da gincana é estimular os grupos a descobrirem talentos. “Nas edições anteriores ficamos surpresos com a criatividade. O evento tem como objetivo principal mostrar que talento e a criatividade estão presentes em todas as etapas de nossa vida. Nosso objetivo é a motivar estas pessoas, este evento tem como objetivo principal mostrar que talento não tem idade, a cultura tranforma o ser humano e que a criatividade e a motivação estão presentes em todas as etapas de nossas vidas”.
Em 2016, o evento terá os representantes dos todos os grupos de terceira idade com suas flâmulas, símbolo de seus grupos: Alegria de viver, Amigos para Sempre, Aparecida Galvão, Caminhando com Jesus, Idade Dourada, Irmãos Solidários, Viver a Independência, Nova Vida, Raio de Sol, Vivência, Vivendo e Aprendendo, Viver a Esperança, Reviver e participação dos Cras Oliveira Camargo, Parque Corolla, Jardim Brasil e São Conrado.
CRONOGRAMA DO EVENTO
Em 2016, terá apresentação da tocha Olímpica, que visa homenagear o Brasil e as Olimpíadas do Rio. A tocha olímpica passou por Indaiatuba no dia 21 de julho e a coordenadora das atividades da terceira idade, Graça Mássimo, foi uma das condutoras.
Também terá apresentação dos 18 candidatos do 18º concurso de Mister e Miss Terceira Idade que acontecerá em 23 de outubro, às 19h, no Ciaei. Logo após serão realizadas apresentações de dança, coral, teatro, musicais, com os representantes dos grupos de 3ª idade.
A primeira apresentação será do grupo Grupo de Dança 60 mais, o Brasil é considerado o país do futebol, no lugar da Inglaterra onde o esporte foi criado. A explicação para esse amor pode se dar pela conquista de cinco Copas do Mundo e a grande miscigenação dos povos e raças. A coreografia “Brasil e a paixão pelo Futebol” pelos alunos: Ana, Antônio, Geralda, Maria dos Santos, Maria da Graça, Odila, Sandra, Sayoko, Maria Polo, Mariazinha, Fausta, Terezinha, Vicentina, Esther, Neide, Dulce, Claudine e Vera.
O Grupo Aparecida Galvão apresenta a música Amigos de Silvio Brito pelos integrantes Geny Inês, André José, Maria Celia, Rubens de Souza, Maria Jose e Pedro Carlos. “Nem bem a gente nasce, a gente sai à procura de amigos, primeiro na nossa casa, família, bairro, escola, trabalho. Até que um dia a gente descobre que pra ter amigos e preciso ser amigo. Amigo não tem dia, não tem hora, amigo sempre, amigo agora...”
O Grupo Raio de Sol traz a Senhora Rosa Firmino que apresenta um conto.
O grupo Idade Dourada apresenta as músicas: Chalana e Lembranças pelos integrantes Cleuza Falcetti, Maria de Lourdes, José Cabral e Ana de Lourdes. A música sertaneja é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910 por compositores urbanos, rurais e, também chamada genericamente de modas, cujo som da viola é predominante.
O grupo Irmãos Solidário traz a encenação Abolição dos Escravos pelas Integrantes: Ila, Irene, Alice, Antônia, Aparecida, Maria Moraes e Lucia. A Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. A Lei, aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Mas será que fomos liberto por completo, será que ainda não existe trabalhadores em regime de escravidão espalhados por esse Brasil a fora? Será que fomos liberto do racismo ...da exclusão
O Antônio Bragas e Cleide do Grupo Nova Vida, apresentarão um forró com uma das músicas mais conhecida em todo Brasil “Mandacaru” de Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Cantava acompanhado de sua sanfona, triangulo e zabumba.
O CRAS São Conrado apresenta a história de Lampião, que foi um bandido sanguinário para alguns e um herói para outros.  Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) e Maria Déa (Maria Bonita), tem uma história fascinante, roubavam dos ricos e distribuíam aos pobres. Morreram no dia 28 de julho, de 1938 no Estado de Sergipe. A sua história será contada através das canções de Luiz Gonzaga, Mulher Rendeira, Acorda Maria Bonita e Asa Branca. Componentes: Anália, Antônia, Antônio Inácio, Antônio Nicolassi, Benedita Aparecida, Benedita Santos, Cleusa, Davino, Deusdete, Dilma, Emília, Eronita, Eva, Iraci, Lenir, Maria Fiori, Maria Brito, Maria Cícera, Maria de Jesus, Maria Ivone, Maria Lúcia, Maria Tereza, Nathalia, Sebastiana, Terezinha Alves e Terezinha Maria.
O Grupo Vivendo e Aprendendo levará ao palco, a alegria do circo. A mágica do circo que remete a algo incrível, a alegria dos palhaços, as acrobacias dos malabares e nas cores. Os palhaços brasileiros que mais sucesso fez nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolim. Os integrantes Euclides, Eunice, Gení, Jacira, Jadir, Joaquim, Lucia, Maria da Graça, Severino, Ana e Cinira do Cras do Parque Corolla, apresentarão músicas que retratam o sertanejo (habitante do sertão, rústico, rural) são músicas que retratam historias, de dificuldade do homem do campo suas aflições e seus amores.  Apresentação de Moreninha Linda e Menino da Porteira,
O Grupo Amigos para Sempre com Neide Lourenço, fará uma homenagem a Mulher Brasileira, aquela que é guerreira, que sai a luta, que é Brasileira, e que está sempre em primeiro lugar.
Os integrantes Maria, Natalia, Luzia, Crisante, Máximo, Valdecila, Vera, Maria Ribeiro, Maria Paixão, Maria Moura, Maria de Lourdes, Maria Calista Tereza, Doraci, Maria Geni, Eliete do grupo Caminhando Com Jesus Cras do Oliveira Camargo, apresentarão a coreografia que alegria das festas de Rodeio com a música “Saudade pulou no peito”.
As integrantes Paula, Zelita, Alice e Julia do Grupo Alegria de Viver, trarão a alegria de estar na terceira idade com a apresentação do Xote das Solteironas.
As integrantes do Grupo Melhor Idade Viver a Independência Terezinha Albano, Aparecida, Ana Rita, Claudete, Dulce, Fatima, Inês, Josefa, Maria Aparecida, Maria Esperança e Nerivalda, apresentarão homenagem à cantora Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes, canções como “E baiana”, “E quando eu vim de longe”.
As integrantes do Grupo Vivência: Augusta, Cida, Maria Julia, Maria Clara, Sônia, Josefina, Sandra, Maria Aparecida, Ivone, Isabel, Ordalia, Massue, Carlos, Claudisse, José Verissimo, Terezinha, Geralda e Vicentina, farão homenagem a grande Notável   Carmem Miranda, a pequena notável nasceu em Portugal. Sua carreira transcorreu no Brasil e nos Estados Unidos, entre 1930 a 1950, através do rádio, televisão teatro de revista e cinema.  Levou o Brasil para esfera internacional deixado gravado na calçada da fama, as marcas das suas mãos e sapatos. Morreu em 05/08/1955 com 46 anos de idade. 
O Grupo Viver a Esperança com as integrantes Cidinha, Maria Luiza, Maria Holps, Rosana, Rosangela, Carmen, Sonia, Valtelice, Marlene, Assis, Neusa, Micheli, Manuel, Madalena, Neomara, Isaltina, Odila, Terezinha, Lourdes Marcelino, Lurdes Pereira, Mariazinha, Rosana, Cida Pereira apresentarão a coreografia “As Belezas do Meu Brasil”, com a arte, a dança, as belezas naturais e o principal a força do povo brasileiro”.

FOTOS: arquivos SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário