quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PREFEITO RECEBE MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PARA AULA INAUGURAL DO MEDIOTEC

Mendonça Filho se declarou surpreso com a estrutura de ensino da Fiec


O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), recebeu o ministro de Estado da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, para a aula inaugural do Mediotec realizada na tarde de segunda-feira (20), no auditório da unidade II da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), no Jardim Regina. Neste semestre 160 alunos do Ensino Médio ingressaram na Fiec por meio do Mediotec, nos cursos técnicos gratuitos em Cozinha, Logística, Segurança do Trabalho e Design de Interiores. A cerimônia organizada pelo superintendente da Fiec, João Neto, também contou com as presenças dos deputados estaduais do DEM, Rogério Nogueira e Antonio Cezar Correia Freire, e de prefeitos da região entre outras autoridades ligadas aos governos Federal, Estadual e Municipal.
Antes da Aula Inaugural o ministro conheceu o prédio da unidade I da Fiec, localizado no bairro Cidade Nova, e participou de um almoço com o prefeito e autoridades. Na unidade II, entrou em algumas salas de aulas dos cursos de Química e Informática, conheceu o laboratório de Enfermagem e também conheceu o trabalho dos alunos da Fiec que foram classificados para participar do projeto educacional Land Rover Jaguar, realizado na Inglaterra no ano passado.
Visivelmente encantado com tudo o que viu, o ministro ressaltou em seu discurso que ficou surpreso com a estrutura de ensino oferecida pela Fiec. “Minha presença aqui foi para expressar meu reconhecimento daquilo que dá certo no Brasil na área da Educação, por isso imaginava encontrar uma instituição organizada e competente, mas me surpreendi com o padrão de instituição que encontrei. O padrão de mobilização de professores e alunos que presenciamos aqui nos traz um sentimento de um País preocupado com a Educação”, declarou. 
Diante de alunos e autoridades o ministro se comprometeu em continuar apoiando o município. “Estou orgulhoso por estarmos apoiando a Fiec. Não deixamos interromper os recursos para o Pronatec no ano passado e continuamos o nosso empenho, agora com o Mediotec. Renovo meu propósito de continuar apoiando o município na realização desse trabalho. Vocês já têm nossa parceria e vão continuar contando conosco”, reforçou.
Mendonça Filho ainda falou sobre as dificuldades para tirar a educação pública da situação delicada que se encontra, e também das mudanças no Ensino Médio aprovadas nos últimos dias. “Uma decisão histórica. O mundo todo pratica um Ensino Médio flexível e no Brasil não poderia ser diferente. Enfrentamos muita rejeição à mudança, com protestos motivados mais pela falta de informação, mas conseguimos mudar essa situação. Nossos jovens vão poder dar ênfase aos seus estudos em respeito à sua vontade”, argumentou.
A palavra orgulho também fez parte do discurso do prefeito Nilson Gaspar. Durante a cerimônia o chefe do Executivo Municipal falou do orgulho que sente em ser prefeito de uma cidade organizada como Indaiatuba e que oferece oportunidades para que os jovens possam construir um futuro digno. “Com a Fiec Indaiatuba se tornou referência em ensino técnico e com a ajuda de parcerias como esta, com o Governo Federal, e outras que fizemos com o Estado, podemos garantir formação técnica de qualidade para esses jovens buscarem um espaço no mercado de trabalho. Tenho certeza que daqui colheremos muitos frutos”, resumiu.
Em seu pronunciamento o prefeito também destacou o Portal do emprego da Fiec -www.portaldoempregofiec.com.br, que já está em funcionamento e serve aos interesses de alunos, ex-alunos e empresas que buscam profissionais especializados. A inovação fica por conta de o portal ser gratuito e com validade para toda a vida profissional do candidato.
O deputado Rogério Nogueira ressaltou a importância da visita do ministro à Indaiatuba. “Queríamos muito que o ministro conhecesse nossa cidade e é um prazer recebê-lo aqui. Tenho certeza que a vinda do ministro vai fazer com que Indaiatuba consiga ainda mais recursos para continuarmos fazendo cada vez mais pela Educação do nosso município”, acrescentou.
O superintende da Fiec também não escondeu sua satisfação em receber um ministro de estado para uma aula inaugural na instituição, e destacou o compromisso assumido pelo município em não medir esforços para fazer da escola pública uma referência de ensino. “A Administração Municipal tem feito o máximo para que nossos jovens recebam o que há de melhor em ensino técnico, e para que saiam daqui realmente preparados para o mercado”, declarou. 
João Neto evidenciou o momento histórico para o município. “Hoje estamos escrevendo uma página na história da Fiec, na história de Indaiatuba. Agradecemos o ministro por não deixar faltar verba em 2016 para mantermos os cursos do Pronatec e, mais ainda, possibilitar a continuidade dessa parceria, agora com 1.120 vagas do Mediotec. Só esse projeto demanda na contratação de 120 professores. Além de preparar nossos jovens para o mercado, o programa dá oportunidades de emprego para professores”, finalizou.
Entre as autoridades que marcaram presença na cerimônia estavam a secretária Executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Maria Inês Fini; a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Neves Braga Nascimento; o diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, Geraldo Andrade de Oliveira; a coordenadora geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas, Francismara Alves de Oliveira Lima; o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) João Cury Neto; prefeitos da região; secretários municipais e empresários. O presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba. Hélio Ribeiro (PSB) e os vereadores Massao Kanesaki (DEM), Silene Carvalini (PP), João de Souza Neto, o Januba da Banca (DEM), Arthur Spíndola (PV) e Jorge Luis Lepinsk, o Pepo (PMDB) também prestigiaram o evento.

Mediotec
O Mediotec é uma ação do Governo Federal em continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é oferecer uma formação técnica e profissional integrada à Educação Básica de Ensino Médio em tempo integral.
Segundo o ministro da Educação Mendonça Filho, a ideia é que o programa ofereça 82 mil vagas por todo o País. Todos os alunos que optarem pelo Mediotec terão um certificado duplo de ensino médio e nível técnico.
A Fiec oferecerá 1.120 vagas para o Mediotec, disponibilizando 17 opções de cursos técnicos gratuitos, para alunos da rede pública, a partir do 2º ano do Ensino Médio. A finalidade é suprir a demanda por mão de obra capacitada, para o mercado de trabalho de Indaiatuba e região.
Os cursos são: Análises Clínicas; Enfermagem; Farmácia; Imobilizações Ortopédicas; Nutrição; Segurança do Trabalho; Eletroeletrônica; Mecânica; Mecatrônica; Química; Edificação, Design de Interiores; Administração; Logística; Cozinha; Informática SI e Informática NET.
Inicialmente serão quatro turmas no primeiro semestre e outras 24 turmas no segundo.

Fotos: Giuliano Miranda RIC/PMI



Nenhum comentário:

Postar um comentário