segunda-feira, 3 de abril de 2017

A Festa: Aniversário do Nelson Takeuti

Eu e minhas filhas Bruna e Déborah, presenteamos o Nelson Takeuti (meu marido e pai das minhas filhas) com uma festa, numa data especial. É o Kanreki, abaixo segue um explanação do significado do 60° Aniversário de uma pessoa na cultura oriental.

Buffet: Keka Moreira Buffet.
Fanpage: https://www.facebook.com/KekaMoreiraEventos

Doces: Brigadeiro da Nina.
Fanpage: https://www.facebook.com/brigadeirodamarina

Fotos: André Akio Shinozuka.
https://www.facebook.com/FotoCriativa

Diferente de outras culturas, os japoneses têm idades celebrativas específicas, em que se comemora a chegada do aniversário com uma grande festa, em celebração da longevidade.
Kanreki (還暦) Iwai é feita por homens aos 60 anos de idade. Kanreki significa "voltar no calendário" (Iwai =  comemoração, referindo-se ao fato de que ao completar os 60 anos, marcava o início da velhice, uma "segunda infância".
Tal comemoração leva como cor principal o vermelho, que remete ao "akaboshi" (capuz vermelho) e colete vermelho antigamente usado por crianças. Na festa o aniversariante; como manda a tradição deve usar tais vestimentas (na nossa versão, ele usou só a camiseta vermelha mesmo rs...)

Ainda, percorrendo sites em pesquisa sobre o kanreki, fala-se em superstições, afinal japonês é bem supersticioso. Essa idade é também considerada um Yakudoshi, idade propensa a má sorte. Por isso a festa é dada pela família como forma de espantar o azar (acho que o fizemos direitinho!).
Detalhes como o bolo decorado com tsurus brancos que representam mil anos e tartarugas vermelhas que representam 10 mil anos, ou seja, fortes símbolos de longevidade!
Para entrar no clima da festa "infantil" e japonesa, os leques em forma circular remetem bem à decorações orientais. As fotos, representando alguns dos bons momentos da vida do aniversariante.
Uma bela mesa decorada já com os doces e bolo conforme as festas infantis pedem, com brigadeiros e balas de coco naquele embrulho tradicional. Sem contar na barra do bolo vermelho metálico de sanfona bem retrô rs...Além da garrafinha que representava uma "mamadeira" com o nome do aniversariante (vi em algum lugar que ele deveria usar uma mamadeira durante a festa), os chapéus de aniversário, línguas de sogra e o bexigão (que não deu muito certo, mas as crianças adoraram! Nele haviam dadinhos, bala da coca-cola, bolinhas de brinquedo e pirulitos de coração).

Referências:
www.culturajaponesa.com.br e www.japaoemfoco.com.br

As fotos foram clicadas pelo meu parceiro, André Akio Shinozuka da FotoCriativa e Vídeos; André faz Casamentos, batizados, aniversários, bodas, e eventos de modo geral.
Siga a Fanpage; https://www.facebook.com/FotoCriativa

FESTAAAA!!! 

Eu, meu mascote Fluffy, Nelson, Reginaldo, Ana Maria, Natalia,
James, Julia e Yumiko.

O Grupo Manteiga de Garrafa animou a festa com o choro.
Siga a Fanpage: https://www.facebook.com/choromanteiga
Gratidão aos membros que vieram animar a festa!


Paulo, Keila, Nelson, eu, Danielle, Sergio e Cristina, 

Nelson, Odair e euzinha.

O Aparecido foi com a família.
Natiely, Juliano, Nereide, Nelson, eu e o Cido.

Cunhado, irmão e sobrinhos: Rodrigo, Wilson, Tio Roberto,
eu, Nelson, José e Tio Paulo.

Irmãs e sobrinhas: Sandra, Karina, Andrea, Tia Ligia, Tia Alice,
Nelson, Oscar, eu e tia Isaura.


Claudia, eu, Nelson, Déborah, Marcia e Felipe.

Priscila, Nelson e Rafael Katsuji Ohori.

Déborah, eu, Yumiko, Nelson, Júlia e Bruna.

Erika, Nelson, eu e Fabio Conte.

Eu, Nelson, Odair e Paulo.

O pique-pique...











Danielle e Nelson.

Damielle, Nelson e Keila.

Natalia, Nelson e James.




Foto Criativa e Vídeos
Rua Noemia Von Zuben Amstalden
n. 536 Jardim Bom Princípio
Indaiatuba - SP
CEP: 131245-680
Telefone: (19) 2516-0109//(19) 9 9120-3170
Instagram: @foto_criativa
Email: contato@fotocriativa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário