terça-feira, 18 de julho de 2017

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DA ESCOLA DO PATRIMÔNIO QUE SERÃO REALIZADAS NO DIA 29 ESTÃO ABERTAS

Durante ao ano de 2017 vários cursos serão oferecidos pelo Projeto Escola do Patrimônio

A Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória e em parceria com o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Unicamp, promoverão oficinas gratuitas da Escola do Patrimônio durante o ano de 2017. As inscrições para as oficinas: As Formas Da Arquitetura Rural Regional - Características E Transformações Entre Os Séculos XVIII E XIX (Itu E Indaiatuba) e Patrimônio Industrial Paulista, que acontecerão no dia 29 de julho, já estão abertas. Para participar basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da fundação, www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/, e encaminha-la para o e-mail escoladopatrimonio@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Para as outras oficinas o documento estará à disposição quinze dias corridos antes de cada curso. Maiores informações pelo telefone 3875-8383 ou diretamente no Museu Casarão Pau Preto.
A Escola do Patrimônio é um projeto realizado em parceria entre Fundação Pró-Memória e o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMP desde 2014, que visa discutir questões referentes ao patrimônio documental, cultural e ambiental e sua preservação por meio de oficinas gratuitas destinadas à comunidade.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS REALIZADAS PELO PROJETO ESCOLA DO PATRIMÔNIO

OFICINA: AS FORMAS DA ARQUITETURA RURAL REGIONAL - CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX (ITU E INDAIATUBA)
Professora: Dra. Milena Fernandes Maranho (Historiadora na área de Brasil Colônia - UNICAMP)
Data: 29 de julho
Horário: 9h às 12h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: O principal objetivo deste curso é apresentar uma reflexão sobre as transformações da arquitetura rural da região que compreende as cidades de Itu e Indaiatuba entre os meados do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX. A partir do estudo dos principais materiais, técnicas construtivas e partidos arquitetônicos de casas bandeiristas de Itu (Chácara do Rosário c.1756) e de Indaiatuba (sede da Fazenda Engenho d´água- c.1770) é possível compará-las com exemplares de casas rurais posteriores, das primeiras décadas do século XIX (Chácara Portela – c. 1840-60 em Itu e Casarão do Pau Preto – c. 1820 em Indaiatuba), marcando suas especificidades, semelhanças, transformações nas plantas e modos de morar. Apesar de ainda manterem várias técnicas construtivas de períodos anteriores, muitos exemplares do século XIX, incluindo os citados, demonstram influências da arquitetura urbana, indicando alterações presentes desde o início dos oitocentos.
Atividade prática: Visita técnica ao Casarão Pau Preto
Inscrições a partir do dia: 14/07/2017

OFICINA: PATRIMÔNIO INDUSTRIAL PAULISTA
Professora: Ms. Thais J. Svicero (Mestre em História - UNESP)
Data: 29 de julho
Horário: 13h às 16h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: Esta oficina tem como objetivo apresentar o conceito de patrimônio documental analisando os arquivos e centros de documentação e memória do estado de São Paulo como lugares de importância para o patrimônio histórico cultural e de gestão da informação. Como atividade prática analisaremos por meio da paleografia alguns documentos históricos presentes no acervo do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” / Fundação Pró-memória de Indaiatuba.
Atividade prática: Leitura e análise de documentos históricos.
Inscrições a partir do dia: 14/07/2017

OFICINA: A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO DO PRIMEIRO OESTE PAULISTA
Professor: Dr. Francisco Dias de Andrade (Doutor em História da Arte – UNICAMP)
Data: 26 de agosto
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: A oficina visa apresentar algumas noções e elementos urbanísticos e arquitetônicos básicos do passado da região compreendida por cidades como Jundiaí, Campinas, Itu, Indaiatuba, Sorocaba, Piracicaba, entre outras. No primeiro bloco temático se abordará algumas questões comuns à todas as cidades da região. Dentre elas, pode-se citar a influência da legislação colonial e imperial concernente ao solo urbano, as transformações decorridas da mudança da malha viária a partir do fim do séc. XIX, a importância dos imigrantes para a consolidação da vida urbana, o processo de criação de novas centralidades urbanas e seu impacto no “centro histórico” e o modo como essas dinâmicas foram (ou deixaram de ser) contempladas pelas políticas de preservação cultural. No segundo bloco, pretende-se apresentar algumas diretrizes para pesquisadores interessados na história e na preservação urbana regional. Intenta-se encerrar a oficina com um roteiro de visita pelo centro histórico de Indaiatuba.
Atividade prática: Visita pelo centro histórico de Indaiatuba
Inscrições a partir do dia: 11/08/2017

OFICINA: EXPERIÊNCIAS PAULISTAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Professor: Ms. Fernando Siviero
Data: 23 de setembro
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: Atualmente, muito se fala no campo da preservação do patrimônio cultural em Educação Patrimonial. Cada vez mais, as leis e as políticas públicas apontam a necessidade de projetos e ações educativas em qualquer intervenção preservacionista. Governo, ONGs e empresas disputam significados e práticas da educação patrimonial.
Em 2014, o Iphan publicou "Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos". Nesse breve livro, encontra-se uma perspectiva histórica do assunto na instituição e algumas orientações para a prática educativa. Apesar disso, observa-se que esse campo possui um acúmulo de experiências muito distintas em todo território nacional e ainda não possui sistematização. Nesse curso vamos estudar o histórico da educação patrimonial no Iphan e conhecer diferentes conceitos, paradigmas e ações educacionais.
Além disso, teremos a oportunidade de analisar algumas experiências nas quais a preservação e a educação patrimonial caminham em conjunto, criando situações e perspectivas que potencializam a função sociocultural dos bens culturais.
Inscrições a partir do dia: 08/09/2017

OFICINA: O BARROCO PAULISTA
Professor: Doutorando Mateus Alves Silva (Doutorando em História - UNICAMP)
Data: 21 de outubro
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: A formação de São Paulo e o desenvolvimento artístico; Particularidades do Barroco Paulista; Arquitetura religiosa e civil; Escultura e talha barroca; Pintura e decoração religiosa.
Atividade prática: Exercícios de análise de obras de arte.
Inscrições a partir do dia: 06/10/2017

Foto: Giuliano Miranda – RIC/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário