segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E FACULDADE ANHANGUERA REALIZA SONHO DE EX-MORADOR DE RUA

‘Ele é um exemplo de superação, esperança e perseverança’, define o prefeito Nilson Gaspar

José Antonio Bassi mudou-se ainda criança para Indaiatuba. Sua família veio trabalhar em uma plantação de uvas, em Videira. Quando tinha 12 anos seu pai, que era alcoólatra, se machucou e devido ao acidente não pode mais trabalhar. Bassi, que era o irmão mais velho, teve que parar de estudar para ajudar no sustento da casa. Em 2013, com a morte de sua mãe, a dificuldade em manter-se sóbrio e de conseguir um emprego, Bassi não conseguiu honrar com o pagamento do aluguel da casa onde morava e foi viver na rua.
Em 2014 começou a ser atendido pelo Serviço Especializado oferecido pela Prefeitura através do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas) devido ao uso de bebida alcoólica. De acordo com a equipe técnica, ele vem correspondendo de maneira progressiva e positiva ao tratamento.
Em 2016, aos 55 anos e mesmo com todas as dificuldades da vida, mantinha o sonho de criança: cursar uma faculdade. Com o projeto em mente e incentivado pelos atendentes do Caps AD iniciou sua maratona de estudos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos). Apesar de ainda viver em situação de rua, teve muito esforço e dedicação para concluir o Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Depois dessa primeira conquista e mais uma vez motivado por amigos e profissionais que o acompanham, prestou vestibular para Logística na Faculdade Anhanguera e foi aprovado.
Bassi ficou emocionado e viu na aprovação uma oportunidade de mudar de vida. “Com o estudo posso conseguir um trabalho e tendo condições financeiras posso sair da rua”, acredita ele. Mas a vida continuava colocando dificuldades: sem trabalho e moradia fixa era impossível custear a mensalidade e se empenhar nos estudos.
E quando as portas pareciam não se abrir, o prefeito Nilson Gaspar conheceu a história do morador de rua que queria estudar. Sensibilizado ele mobilizou sua equipe em busca de um programa completo de auxílio social.
“O senhor Bassi tem demonstrado uma grande vontade de realmente mudar de vida e foi essa força de vontade dele que me tocou. No mesmo momento pensei: precisamos oferecer uma oportunidade a ele. Eu acredito que se uma pessoa for recuperada já é uma grande vitória, pois nosso compromisso não é com estatísticas, mas sim, com a vida, com o ser humano”, comenta o prefeito.
O prefeito fechou uma parceria da Prefeitura com a Faculdade Anhanguera e desta forma, Bassi terá uma bolsa integral. Além disso, a Administração Municipal conseguiu uma vaga para ele morar na República da Comunidade Farol, que é subsidiada pelo poder público municipal.
Na segunda-feira (21), o prefeito Nilson Gaspar; o secretário da Família e Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan; a Diretora de Proteção Social Especial, Sandra Maria de Moraes; a Assistente Social, Antônia Aparecida Canotel; a Coordenadora do Caps, Rosângela Chiavegati Soqueti e a diretora da Faculdade Anhanguera, Miriane Almeida Fernandes receberam José Antonio Bassi no Gabinete do Prefeito para parabenizá-lo pelo seu esforço, dedicação e vontade de mudar de vida.
“Ele é um exemplo de superação, esperança e perseverança para todos e para quem ainda não encontrou seu caminho, olhe para o sr. Bassi e veja que a vida pode ser mudada, basta querer fazer diferente. Aqui em Indaiatuba temos muitos programas para ajudar as pessoas, mas o setor público não consegue fazer nada sozinho. A vontade da mudança tem que partir da pessoa. É um trabalho muito difícil, sabemos que existem recaídas, mas quando a pessoa tem vontade e determinação as dificuldades são superadas e o resultado é esse. Que o sr. Bassi sirva de exemplo para as pessoas que estão passando por dificuldades e que esta história se multiplique. Estamos prontos para poder ajudar”, define Gaspar.
Hoje é um dia vitorioso para os profissionais da Secretaria da Família e Bem estar Social. “Conseguimos mostrar que quando a pessoa em situação de rua é bem acompanhada e bem amparada e, principalmente, quando ela tem a vontade em querer ser ajudada, nós temos toda uma estrutura para poder tirar essa pessoa da situação de rua. Por isso insistimos tanto em conscientizar a sociedade a não dar esmolas. Embora esse ato pareça nobre, ele prejudica muito a pessoa em situação de rua, pois com as esmolas eles conseguem sobreviver numa vida sem regras e muitos gostam desta condição. Para poder ajudar um morador de rua, pedimos que ligue para o Creas no 0800 772 772 1, que é um Serviço Especializado e irá ajuda-lo”, afirma Furlan.
Como diretora da Faculdade Anhanguera, é muito gratificante poder fazer parte desta história. “O sr. Bassi foi lá, fez uma excelente redação, acabou de concluir o EJA, não vejo outro caminho para ele que não seja o sucesso. Vamos acompanha-lo e dar todo o suporte pedagógico para ele. Pensando numa maneira dele poder fazer os trabalhos e estudar quando não estiver na faculdade, trouxemos dois computadores para ficar na república em que ele irá morar”, afirmou Miriane.

Foto: Giuliano Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário