segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Palestra de Jo Takahashi abrilhanta lançamento da segunda edição do Indaiatuba Matsuri

Com formato ampliado, festival será realizado na Viber nos dias 6, 7 e 8 de outubro, com vasta programação artística, culinária e comercial.



Jo Takahashi com Julynha Toys: 25 anos na Fundação Japão
Crédito: ACENBI/Tao Conteúdo


Anésio Kimura, presidente da ACENBI: da semente ao cultivoCrédito: ACENBI/Tao Conteúdo

Flagrante da festa realizada em 2016: três dias com vasta programação
Crédito: ACENBI/Tasa Eventos

Com palestra do arquiteto e curador cultural Jo Takahashi, a Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promoveu na noite dessa quinta-feira (14 de setembro) o lançamento da segunda edição do Indaiatuba Matsuri Japan Festival. O encontro foi realizado na sede social da entidade.
O festival que celebra a cultura japonesa passou a unificar, desde o ano passado, a Festa do Sushi e a Festa do Chopp Bon Odori, eventos tradicionais no município e região que eram realizados sempre no segundo semestre há mais de duas décadas.
Com formato ampliado, o Indaiatuba Matsuri é realizado durante três dias com uma vasta programação de atrações como gastronomia, shows musicais, danças folclóricas, apresentações de taiko, oficinas culturais, exposições culturais e feira comercial. O evento tem a coordenação da Tasa Eventos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e de empresas patrocinadoras.
O Indaiatuba Matsuri Japan Festival acontece nos dias 6, 7 e 8 de outubro no Pavilhão da Víber.
Além de divulgar a cultura japonesa, o festival tem a finalidade de angariar fundos para a manutenção da Escola de Língua Japonesa e das atividades dos departamentos da ACENBI.
O novo formato do festival visa atingir os municípios de toda a região de Indaiatuba e Campinas. De acordo com seus organizadores, deverá se transformar dentro de poucos anos em referência de evento da cultura japonesa na região. “No ano passado, plantamos uma semente dessa proposta e nesse ano entramos na fase do cultivo”, explica Anésio Kimura, presidente da ACENBI.

O palestrante
Jo Takahashi atuou durante 25 anos na Fundação Japão como consultor especial de arte e cultura, diretor de projetos em arte e cultura e coordenador de arte e cultura.
Takahashi veio a Indaiatuba acompanhado pela performer Julynha Toys, adepta da moda urbana japonesa. Ela utiliza uma mistura do estilo de estilos surgidos no Japão contemporâneo, remetendo à moda conhecida genericamente como “Lolita”.

Aniversário de 70 anos
O Indaiatuba Matsuri Japan Festival faz parte das comemorações do aniversário de 70 anos da ACENBI. Fundada em 7 de setembro de 1947, a associação teve como pioneiros imigrantes japoneses que vieram ao município trabalhar na agricultura.
O primeiro imigrante japonês a chegar em Indaiatuba foi Nakaji Gomassako, em 1935.
A escola de língua japonesa e a prática do beisebol estão entre as atividades mais antigas mantidas pela ACENBI. Atualmente com cerca de 300 famílias associadas, a associação desenvolve atividades voltadas para a comunidade indaiatubana com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

Indaiatuba Matsuri Japan Festival
Data: 6, 7 e 8 de outubro
Local: Pavilhão da Víber – Rua Alm. Tamandaré, 675 – Cidade Nova, Indaiatuba (SP)
Horários:
Dia 6 (sexta-feira) das 18h00 às 23h00
Dia 7 (sábado) das 12h00 às 23h00
Dia 8 (domingo) das 12h00 às 18h00

Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
Ingressos disponíveis também no www.ingresse.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário