sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Galpão 1 Academia apresenta Be Our Guest


Se você não assistiu ao filme A Bela e a Fera, com certeza já ouviu falar nele. Apesar de ter ganho as telas dos cinemas em 1991, na versão Disney, esse conto francês foi escrito séculos antes, em 1740, por Gabrielle-Suzanne Barbot e adaptado inúmeras vezes. Mas então, o que torna um texto de 277 anos, atual?
A resposta virá em forma de dança e todas as suas mensagens ocultas, que sim, você poderá perceber durante este espetáculo. Às vésperas das comemorações de 30 anos da Galpão 1 Academia, optamos por lhe fazer um convite, “Be Our Guest”, não só para encontrar os mais improváveis personagens - como pratos, xícaras, espanadores, feiticeiras - mas sim para olhar o mundo por outra perspectiva, uma que você não precisa descobrir, que o seu coração conhece, mas às vezes esquece.
Te convidamos para se conectar com o seu “eu”, lembrar de um cheiro da infância, do gosto do bolo de fubá quente com café, do olhar de um ente querido, do sorriso de quem está no palco quando termina a apresentação... de algo te lembre que o amor está nos pequenos momentos. Te convidamos para amar e, sobretudo, respeitar o amor nos seus múltiplos e infinitos modos de nos fazer sorrir.
A sociedade nos impõe regras e mais regras. A tecnologia nos faz olhar mais para uma tela do que para o mundo ao nosso redor. E quando levantamos a cabeça nos deparamos com chuvas de julgamentos, do que é certo, do que é errado. Questões sobre arte, gênero, raça, beleza. E depois ainda querem que a gente coloque o “amor” em uma gaveta com uma etiqueta, como se todos fossemos iguais!
Sabe aquela frase que você ouvia quando criança: Você não é todo mundo?! Pois ela é a mais pura verdade. Somos únicos, individuais e precisamos ser respeitados por isso. No mundo de hoje é preciso praticar empatia. Se você quer respeito, seja respeito. Se quer gentileza, seja gentileza. É importante ser luva para o frio, ser braço para o abraço. Ser pétala que cai, ser curativo para o espinho. Ser água para alimentar a vida.
Julgue menos, respeite sempre, ame mais. Se coloque no lugar do outro, assim como Bela faz durante todo esse espetáculo. E quem sabe esse elenco, que está no palco hoje, consiga em um futuro próximo tornar esse texto antigo, para que não seja mais preciso pedir por respeito ou mesmo pedir licença para amar.
Aceite o convite.
Be Our Guest.
Texto: Marcela Benvegnu

Data: 9 de dezembro | 20h e 10 de dezembro | 19h
Local: Ginásio Municipal de Esportes de Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário