terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Galpão 1 Academia abre turma de Dança Contemporânea

Estilo será ministrado pela professora Natália Tiso e está com inscrições abertas


Fevereiro é o mês de aniversário da Galpão 1 Academia de Dança. Em meio às comemorações dos seus 29 anos, a academia confirmou uma novidade: a inclusão da dança contemporânea em sua grade de aulas. O estilo será ministrado pela bailarina Natália Tiso e já está com inscrições abertas.
Desenvolvida em meio à tendência contracultural artística e a efervescência de movimentos sociais dos anos 1950, a dança contemporânea propõe um novo olhar sobre o ato de dançar, explorando novas possibilidades do uso do corpo. “Bailarinos e coreógrafos de várias partes do mundo romperam radicalmente com a técnica, os ‘passos’, a estética e o repertório tradicional da dança acadêmica, o ballet clássico, para investigar outras corporeidades”, conta a professora e bailarina Natália Tiso.
Por ser aberta a diferentes percepções, a dança contemporânea assume um caráter experimental. “Cada coreógrafo constrói sua linguagem a partir das suas referências corporais ou em busca daquilo que o inquieta. Assim, pode trazer características de outras danças, como as tradicionais, populares, danças urbanas e até de danças cênicas como o jazz ou o próprio ballet clássico. Os espetáculos não se prendem a padrões de figurinos, musicalidade ou palco, dialogando também, cada vez mais, com teatro, vídeo, artes plásticas, música e tecnologia”, explica Natália.
Dessa forma, de acordo com a professora, a prática da modalidade se torna democrática. “Desde que não possua sérias restrições médicas, qualquer pessoa pode fazer dança contemporânea, independente de biotipo, habilidades específicas, idade e conhecimento prévio em dança. A aula é para todos nós aprendermos, então o requisito é a vontade de experimentar”, afirma.
Além disso, os benefícios são variados pois a aula envolve diversos tipos de exercícios. “Alongamento, concentração, musicalidade, desinibição e a socialização fazem parte das aulas. Trabalha-se muito a respiração, impulsões, força muscular de braços, pernas, abdômen e costas, que são ganhos importantes para qualquer pessoa no desempenho de suas atividades cotidianas, bem como no processo de envelhecimento com saúde e mobilidade. Contudo, de todos os benefícios, sem dúvida a consciência corporal é o mais evidente, porque conhecer o próprio corpo e explorar suas potencialidades é fantástico”, comenta Natália Tiso.

A professora e bailarina Natália Tiso integra a equipe Galpão 1 Academia desde 2008, no grupo focado em lyrical jazz. Já participou da Cia Experimental de Dança Contemporânea e Cia Seis + 1, além de possuir cursos nas modalidades ballet, jazz musical, dança contemporânea e lyrical, traditional contemporary jazz. Foi bailarina assistente da americana Suzy Taylor no Congresso Internacional de Jazz Dance e de Erika Novachi no Festival de Dança de Joinville. Na Galpão 1 Erika Novachi Grupo de Dança interpreta solos, duos e trios de coreógrafos convidados como Pat Taylor, Fabiano Lima, Bruno Gregório, Luana Espíndola e Carlos dos Santos.
A bailarina Natália Tiso ministrará as aulas de dança contemporânea
Foto: Divulgação

Além da dança contemporânea, Natália Tiso integra o grupo de lyrical jazz da Galpão 1 Academia de Dança
Foto: Alceu Bett

Mais informações sobre as inscrições nas aulas de Dança Contemporânea podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875 6887 ou na Galpão 1 Academia de Dança situada à rua 9 de Julho, 410, Centro, Indaiatuba (SP).

Galpão 1 Academia
Rua 9 de julho, 410 - Centro 
Contato: (19) 3875.6887 | (19) 9 9958.7808
Facebook Instagram: @galpao1academia

Nenhum comentário:

Postar um comentário