segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Conjunto Manteiga de Garrafa lança mostra virtual de Choro na semana do Carnaval

 Conjunto Manteiga de Garrafa lança mostra virtual de Choro na semana do Carnaval  

Quarteto paulista adaptou projeto de shows em coretos, cancelado pela pandemia, e produziu série com apresentações sobre o ritmo brasileiro que será exibida em capítulos para todo o Brasil pelo YouTube, de 12 a 16 de fevereiro 

Grupo Manteiga de Garrafa: André Ribeiro, Bruna Takeuti, Rafael Yasuda e
Daniel Bueno.

 

A intenção do conjunto de Choro Manteiga de Garrafa, baseado em Campinas/SP, era levar a música instrumental brasileira às ruas e ir, como bons artistas, aonde o povo está. Contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, o projeto “Manteiga de Garrafa no Coreto” consistia em apresentações gratuitas em coretos de praças públicas pelo interior paulista. Mas veio a pandemia e a necessidade de isolamento social se impôs, obrigando a trupe a se adaptar. Nasceu aí a Semana Manteiga de Garrafa no coreto - Mostra Online, que será exibida em cinco programas no canal do grupo no YouTube entre os dias 12 e 16 de fevereiro, com uma live na estreia - opção de diversão segura a partir da sexta-feira que daria início, não fosse o coronavírus, à folia de Carnaval.  

“A mostra contém o repertório original do projeto, além de falas e comentários sobre a história do Choro", informa a cavaquinista Bruna Takeuti, que integra o Manteiga de Garrafa com Rafael Yasuda (bandolim e violão tenor), André Ribeiro (pandeiro) e Daniel Bueno (violão 7 cordas). A mostra online conta ainda com dois convidados especiais, músicos de referência no meio: a flautista Corina Meyer, integrante do Choro das 3, e o violonista Alessandro Penezzi. "São grandes músicos e muito queridos por nós, do Manteiga", afirma Bruna.   

O conjunto e os convidados não se encontraram para a produção: tudo foi feito individualmente e reunido na edição, a cargo de uma equipe de profissionais de audiovisual. A mudança no formato, que passou do objetivo de reunir o maior número de pessoas e revitalizar espaços urbanos de convívio para gravações individuais, demandou esforços técnicos e pessoais dos músicos.   

“A ideia de levar o Chorinho pros coretos era proporcionar a vivência da música instrumental brasileira como antigamente, de uma forma livre, com acesso a todos, tocando e conversando com quem estivesse lá nas praças. Infelizmente não deu e a gente teve que reestruturar", afirma Bruna.   

cavaquinista diz que uma das dificuldades foi ter que abrir mão da “conversa” com os instrumentos dos parceiros de palco. “As gravações de Choro à distância são um grande desafio, porque essa é uma música de conjunto, é uma grande conversa instrumental de momento. Eu só ouvia no fone e ficava interagindo com aquela gravação, que era feita numa sequência; primeiro um gravava, mandava pro outro, aí o outro gravava em cima do que aquele primeiro fez e assim por diante", afirma Bruna.  

“A troca pro virtual por causa da pandemia foi um choque pra gente, mas nos adaptamos. Esse é o formato em que estamos podendo nos expressar, que nos exigiu dedicação ao estudo técnico. Foi um momento de aprendizado e reflexão”, comenta o bandolinista e violonista Rafael Yasuda 

Para o violonista Daniel Bueno, apesar da mudança os coretos de certa forma estarão representados, e o grupo cumpriu o seu propósito. “Estamos trazendo o imaginário dos coretos na produção e o Manteiga conseguiu fazer o seu trabalho de uma forma segura. Em tempos de pandemia, pudemos ressignificar nosso projeto sem colocar ninguém em risco”.  

“Para mim, não há encontro online que substitua a relação humana presencial. Por outro lado, acaba sendo uma forma de levar esse trabalho para muitas pessoas que talvez não tivessem a oportunidade de assistir a uma apresentação ao vivo. Assim, o alcance aumenta, pois além da rede não ter fronteiras, o material ficará disponível e poderá ser acessado mesmo após a semana de exibição”, completa o pandeirista André Ribeiro.  

 
            A mostra  


Os cinco programas da Semana Manteiga de Garrafa no coreto - Mostra Online serão disponibilizados no canal do conjunto no YouTube, sempre a partir das 20h, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro. Para a estreia na sexta-feira, dia 12, o projeto contará com uma live, na qual os integrantes e convidados abrirão suas câmeras para dar as boas-vindas e conversar com a audiência. O encontro virtual será moderado por Pedro Spagnol 

cavaquinista Bruna Takeuti explica que a exibição por episódios visa reforçar a sensação de proximidade e convívio com o público. “A gente escolheu fazer programas curtos para que fique prazeroso, um momento de vivência com a música brasileira, com o nosso Chorinho, com a partilha de histórias gostosas. Pra que o pessoal possa assistir um pouquinho hoje, amanhã tem programa de novo, e assim eles fiquem uma semana com o Manteiga de Garrafa".  

No repertório executado pelo conjunto estão clássicos do Choro: No coreto (Pedro Amorim); Odeon (Ernesto Nazareth); Noites cariocas e Remeleixo (Jacob do Bandolim); Gaúcho (Chiquinha Gonzaga); Lamentos e Carinhoso (Pixinguinha); Amoroso e Vamos acabar com o baile (Garoto); Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu); Magoado (Dilermando Reis), Delicado e Brasileirinho (Waldir Azevedo).   



O meio digital possibilitou também a inserção de uma videoarte produzida no coreto da Praça Carlos Gomes, em Campinas, simbolizando o local como alicerce da apresentação do conjunto no projeto. Completam o conteúdo depoimentos sobre a importância dos coretos no Choro, com a participação de convidados: Alessandro Penezzi, violonista de Piracicaba consagrado em âmbito nacional e internacional, que gravou com grandes nomes da música brasileira, e Corina Meyer, de Porto Feliz, também do interior paulista, flautista integrante do Choro das 3, conjunto importante para o Choro na atualidade tanto pela representatividade feminina quanto pelo uso das mídias sociais como forma de difusão.  



 "É uma alegria tocar com músicos jovens, talentosos e tão cuidadosos com o Choro", diz Penezzi. Corina Meyer destaca a cumplicidade e intimidade musical do quarteto. “O Manteiga é um grupo que eu admiro muito, estão sempre muito bem ensaiados, é gostosa essa integridade sonora".

Como membro de um outro grupo misto, a flautista também destaca a importância da presença feminina. “É muito bom ter a Bruna no Manteiga, porque enquanto a gente estiver fazendo grupos só de mulheres significa que a gente ainda não conseguiu vencer e ultrapassar essa barreira no mercado de trabalho. Eu acho fantástico e acho que nós mulheres só teremos conseguido conquistar nosso espaço na música quando tivermos mais grupos mistos”. 


Ação social  


O projeto original previa, como contrapartida social ao ProAC, visitas a uma escola de Educação Infantil e a uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI), ambas de gestão Municipal, em cada uma das cidades paulistas que receberia a turnê (Campinas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Piracicaba, Itu e Valinhos), com o objetivo de promover apresentações educativas a pessoas com menos acesso ou impossibilitadas de deslocar-se aos locais dos shows.  

“O objetivo do grupo era dialogar tanto com os mais velhos, que talvez já conhecessem o gênero, como introduzir o choro para as crianças, formando público", afirma Bruna TakeutiCom a adaptação ao formato virtual, o Manteiga de Garrafa produzirá dois vídeos educativos com os temas “História do choro” e “Instrumentos do choro”, que serão disponibilizados para as mesmas entidades.  

  

SERVIÇO  

 
        Semana Manteiga de Garrafa no coreto - Mostra Online 


Quando: de 12 a 16 de fevereiro, às 20h   

Onde:  canal Manteiga de Garrafa Choro, no https://www.youtube.com/channel/UC8RHKuMw9eu8Iwp97SZkNzA  

Links dos episódios estarão disponíveis também no site www.choromanteiga.com  

Redes sociais:   

https://www.facebook.com/choromanteiga/  

https://www.instagram.com/choromanteiga/  

  

Sobre o conjunto  


O Manteiga de Garrafa é um conjunto de Choro em sua forma tradicional de instrumentação e sonoridade que busca fortalecer e difundir a música brasileira instrumental. Seu repertório percorre desde os mais antigos chorões, como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim, até os modernos Choros de Paulinho da Viola. Tem como grande inspiração o célebre conjunto regional Época de Ouro, de Jacob do Bandolim.  


Sobre os integrantes  


André Ribeiro – Pandeiro   

Bacharel em música popular pela Unicamp. Se apresentou ao lado de ícones da música como Alessandro Penezzi e Izaías Bueno de Almeida. Realizou em 2004 o Concerto em Sol Maior para dois bandolins, de Antonio Vivaldi, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Venceu em 2009 o 8º Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista. Gravou cinco discos, sendo o último, “Saudação Campineira”, contemplado pelo FICC Campinas.   


Rafael Yasuda – Bandolim/Violão tenor   

Formado no curso de Música Popular pela Unicamp. Gravou o disco “Sambas Contemporâneos” com o grupo “Maíra Guedes e os Baluartes” em 2016. Foi semi-finalista no concurso Exposamba da Rede Globo em 2014. Participou de vários encontros e cursos de Música Popular, principalmente de Choro, tais como “Semana Seu Geraldo”, em Leme, e “Encontro de Choro Campinas”, nos quais teve aulas com importantes nomes como Pedro Aragão (bandolim) e Mauricio Carrilho (violão). Foi premiado em 4º lugar no 18º Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista em Indaiatuba, em 2019. Atualmente cursa Mestrado em Música na Unicamp.  


Bruna Takeuti - Cavaco   

Iniciou sua trajetória musical como cantora em projetos de Samba em Piracicaba/SP e região. Estudou cavaquinho com os grandes cavaquinistas Rafael Barros e Lucas Arantes. Participou de eventos de Choro como “Semana Seu Geraldo”, em Leme, “Festival de Inverno”, da Casa do Choro no Rio de Janeiro/RJ e “Festival da primavera”, da Escola Portátil de Música de Florianópolis/SC, nos quais teve oportunidade de se aproximar da linguagem do Choro carioca com os professores Jayme Vignoli, Maurício Carrilho e Luciana Rabello. Atualmente estuda cavaquinho no curso de Choro do Conservatório Dramático “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí/SP.   


Daniel Bueno – Violão 7 cordas   

Bacharel em Violão Popular pela Unicamp, formado em 2014.  Iniciou seus estudos no choro com Emiliano Castro (em São Paulo, capital) e posteriormente com Eduardo Lobo (Campinas/SP). Assistiu a cursos livres de Choro em Leme, Curitiba e Ourinhos, com Maurício Carrilho e Jayme Vignolli. Atualmente cursa Mestrado em Música na Unicamp, na área de etnomusicologia, com pesquisa sobre a percepção, agência e efeitos da música no cotidiano. 
 

FICHA TÉCNICA - SEMANA MANTEIGA DE GARRAFA MOSTRA ONLINE   

  

Conjunto Manteiga de Garrafa  

Rafael Yasuda (bandolim, violão tenor)  

Daniel Bueno (violão 7 cordas)  

Bruna Takeuti (cavaco)  

André Ribeiro (pandeiro)  

  
Músicos convidados  

Corina Meyer (flauta)  

Alessandro Penezzi (violão)  

   

Edição de vídeos e direção de fotografia  

Fuligem Comunicação e Arte  

   

Gravações de músicas e falas  

Os próprios músicos, em suas casas  

   

Filmagens cenográficas  

Pedro Spagnol (BECYN)  


Realização  

Governo do Estado de São Paulo  

Secretaria de Cultura e Economia Criativa  

Programa de Ação Cultural - ProAC 


Matéria: Sammya Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário