Conjunto Manteiga de Garrafa lança mostra virtual de Choro na semana do Carnaval
A intenção do conjunto de Choro Manteiga de Garrafa, baseado em Campinas/SP, era levar a música instrumental brasileira às ruas e ir, como bons artistas, aonde o povo está. Contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, o projeto “Manteiga de Garrafa no Coreto” consistia em apresentações gratuitas em coretos de praças públicas pelo interior paulista. Mas veio a pandemia e a necessidade de isolamento social se impôs, obrigando a trupe a se adaptar. Nasceu aí a Semana Manteiga de Garrafa no coreto - Mostra Online, que será exibida em cinco programas no canal do grupo no YouTube entre os dias 12 e 16 de fevereiro, com uma live na estreia - opção de diversão segura a partir da sexta-feira que daria início, não fosse o coronavírus, à folia de Carnaval.
“A mostra contém o repertório original do projeto, além de falas e comentários sobre a história do Choro", informa a cavaquinista Bruna Takeuti, que integra o Manteiga de Garrafa com Rafael Yasuda (bandolim e violão tenor), André Ribeiro (pandeiro) e Daniel Bueno (violão 7 cordas). A mostra online conta ainda com dois convidados especiais, músicos de referência no meio: a flautista Corina Meyer, integrante do Choro das 3, e o violonista Alessandro Penezzi. "São grandes músicos e muito queridos por nós, do Manteiga", afirma Bruna.
O conjunto e os convidados não se encontraram para a produção: tudo foi feito individualmente e reunido na edição, a cargo de uma equipe de profissionais de audiovisual. A mudança no formato, que passou do objetivo de reunir o maior número de pessoas e revitalizar espaços urbanos de convívio para gravações individuais, demandou esforços técnicos e pessoais dos músicos.
“A ideia de levar o Chorinho pros coretos era proporcionar a vivência da música instrumental brasileira como antigamente, de uma forma livre, com acesso a todos, tocando e conversando com quem estivesse lá nas praças. Infelizmente não deu e a gente teve que reestruturar", afirma Bruna.
A cavaquinista diz que uma das dificuldades foi ter que abrir mão da “conversa” com os instrumentos dos parceiros de palco. “As gravações de Choro à distância são um grande desafio, porque essa é uma música de conjunto, é uma grande conversa instrumental de momento. Eu só ouvia no fone e ficava interagindo com aquela gravação, que era feita numa sequência; primeiro um gravava, mandava pro outro, aí o outro gravava em cima do que aquele primeiro fez e assim por diante", afirma Bruna.
“A troca pro virtual por causa da pandemia foi um choque pra gente, mas nos adaptamos. Esse é o formato em que estamos podendo nos expressar, que nos exigiu dedicação ao estudo técnico. Foi um momento de aprendizado e reflexão”, comenta o bandolinista e violonista Rafael Yasuda.
Para o violonista Daniel Bueno, apesar da mudança os coretos de certa forma estarão representados, e o grupo cumpriu o seu propósito. “Estamos trazendo o imaginário dos coretos na produção e o Manteiga conseguiu fazer o seu trabalho de uma forma segura. Em tempos de pandemia, pudemos ressignificar nosso projeto sem colocar ninguém em risco”.
“Para mim, não há encontro online que substitua a relação humana presencial. Por outro lado, acaba sendo uma forma de levar esse trabalho para muitas pessoas que talvez não tivessem a oportunidade de assistir a uma apresentação ao vivo. Assim, o alcance aumenta, pois além da rede não ter fronteiras, o material ficará disponível e poderá ser acessado mesmo após a semana de exibição”, completa o pandeirista André Ribeiro.
A mostra
Os cinco programas da Semana Manteiga de Garrafa no coreto - Mostra Online serão disponibilizados no canal do conjunto no YouTube, sempre a partir das 20h, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro. Para a estreia na sexta-feira, dia 12, o projeto contará com uma live, na qual os integrantes e convidados abrirão suas câmeras para dar as boas-vindas e conversar com a audiência. O encontro virtual será moderado por Pedro Spagnol.
A cavaquinista Bruna Takeuti
No repertório executado pelo conjunto estão clássicos do Choro: No coreto (Pedro Amorim); Odeon (Ernesto Nazareth); Noites cariocas e Remeleixo (Jacob do Bandolim); Gaúcho (Chiquinha Gonzaga); Lamentos e Carinhoso (Pixinguinha); Amoroso e Vamos acabar com o baile (Garoto); Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu); Magoado (Dilermando Reis), Delicado e Brasileirinho (Waldir Azevedo).
O meio digital possibilitou também a inserção de uma videoarte produzida no coreto da Praça Carlos Gomes, em Campinas, simbolizando o local como alicerce da apresentação do conjunto no projeto. Completam o conteúdo depoimentos sobre a importância dos coretos no Choro, com a participação de convidados: Alessandro Penezzi
"É uma alegria tocar com músicos jovens, talentosos e tão cuidadosos com o Choro", diz Penezzi. Corina Meyer destaca a cumplicidade e intimidade musical do quarteto. “O Manteiga é um grupo que eu admiro muito, estão sempre muito bem ensaiados, é gostosa essa integridade sonora".
Como membro de um outro grupo misto, a flautista também destaca a importância da presença feminina. “É muito bom ter a Bruna no Manteiga, porque enquanto a gente estiver fazendo grupos só de mulheres significa que a gente ainda não conseguiu vencer e ultrapassar essa barreira no mercado de trabalho. Eu acho fantástico e acho que nós mulheres só teremos conseguido conquistar nosso espaço na música quando tivermos mais grupos mistos”.
Ação social
O projeto original previa, como contrapartida social ao ProAC, visitas a uma escola de Educação Infantil e a uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI), ambas de gestão Municipal, em cada uma das cidades paulistas que receberia a turnê (Campinas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Piracicaba, Itu e Valinhos), com o objetivo de promover apresentações educativas a pessoas com menos acesso ou impossibilitadas de deslocar-se aos locais dos shows.
“O objetivo do grupo era dialogar tanto com os mais velhos, que talvez já conhecessem o gênero, como introduzir o choro para as crianças, formando público", afirma Bruna Takeuti. Com a adaptação ao formato virtual, o Manteiga de Garrafa produzirá dois vídeos educativos com os temas “História do choro” e “Instrumentos do choro”, que serão disponibilizados para as mesmas entidades.
SERVIÇO
Semana Manteiga de Garrafa no coreto - Mostra Online
Quando: de 12 a 16 de fevereiro, às 20h
Onde: canal Manteiga de Garrafa Choro, no https://www.youtube.com/
Links dos episódios estarão disponíveis também no site www.choromanteiga.com
Redes sociais:
Sobre o conjunto
O Manteiga de Garrafa é um conjunto de Choro em sua forma tradicional de instrumentação e sonoridade que busca fortalecer e difundir a música brasileira instrumental. Seu repertório percorre desde os mais antigos chorões, como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim, até os modernos Choros de Paulinho da Viola. Tem como grande inspiração o célebre conjunto regional Época de Ouro, de Jacob do Bandolim.
Sobre os integrantes
André Ribeiro – Pandeiro
Bacharel em música popular pela Unicamp. Se apresentou ao lado de ícones da música como Alessandro Penezzi e Izaías
Rafael Yasuda – Bandolim/Violão tenor
Formado no curso de Música Popular pela Unicamp. Gravou o disco “Sambas Contemporâneos” com o grupo “Maíra Guedes e os Baluartes” em 2016. Foi semi-finalista no concurso Exposamba da Rede Globo em 2014. Participou de vários encontros e cursos de Música Popular, principalmente de Choro, tais como “Semana Seu Geraldo”, em Leme, e “Encontro de Choro Campinas”, nos quais teve aulas com importantes nomes como Pedro Aragão (bandolim) e Mauricio Carrilho (violão). Foi premiado em 4º lugar no 18º Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista em Indaiatuba, em 2019. Atualmente cursa Mestrado em Música na Unicamp.
Bruna Takeuti - Cavaco
Iniciou sua trajetória musical como cantora em projetos de Samba em Piracicaba/SP e região. Estudou cavaquinho com os grandes cavaquinistas Rafael Barros e Lucas Arantes. Participou de eventos de Choro como “Semana Seu Geraldo”, em Leme, “Festival de Inverno”, da Casa do Choro no Rio de Janeiro/RJ e “Festival da primavera”, da Escola Portátil de Música de Florianópolis/SC, nos quais teve oportunidade de se aproximar da linguagem do Choro carioca com os professores Jayme Vignoli, Maurício Carrilho e Luciana Rabello. Atualmente estuda cavaquinho no curso de Choro do Conservatório Dramático “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí/SP.
Daniel Bueno – Violão 7 cordas
Bacharel em Violão Popular pela Unicamp, formado em 2014. Iniciou seus estudos no choro com Emiliano Castro (em São Paulo, capital) e posteriormente com Eduardo Lobo (Campinas/SP). Assistiu a cursos livres de Choro em Leme, Curitiba e Ourinhos, com Maurício Carrilho e Jayme Vignolli. Atualmente cursa Mestrado em Música na Unicamp, na área de etnomusicologia, com pesquisa sobre a percepção, agência e efeitos da música no cotidiano.
FICHA TÉCNICA - SEMANA MANTEIGA DE GARRAFA MOSTRA ONLINE
Conjunto Manteiga de Garrafa
Rafael Yasuda (bandolim, violão tenor)
Daniel Bueno (violão 7 cordas)
Bruna Takeuti (cavaco)
André Ribeiro (pandeiro)
Músicos convidados
Corina Meyer (flauta)
Alessandro Penezzi (violão)
Edição de vídeos e direção de fotografia
Fuligem Comunicação e Arte
Gravações de músicas e falas
Os próprios músicos, em suas casas
Filmagens cenográficas
Pedro Spagnol (BECYN)
Realização
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Programa de Ação Cultural - ProAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário