O evento foi aberto com um coffee break e, após as palavras do prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, do secretário municipal de Governo e Desenvolvimento, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, o secretário municipal de Assistência Social, Décio Rocha, foi realizada a primeira outorga da Medalha Antonio Packer e do Troféu Professor Deoracy de Oliveira, criados por ocasião da celebração do jubileu de Prata e que têm o objetivo de homenagear os aprendizes e empresas contratantes que se destacaram ao longo do ano anterior.
Os premiados da noite foram:
Vitória Santos de Almeida, Jovem Aprendiz que recebeu a medalha Antônio Packer.
A empresa LENOVO foi premiada com o troféu Professor Deoracy de Oliveira” na Categoria Diversidade na Prática; a Stolle Machinery, na Categoria Empresa modelo no Relacionamento com o EDN; a Irani Papel e Embalagens, na Categoria Quantidade de Aprendizes Contratados; a Cipec Industrial de Autopeças e o hotel Royal Palm Tower Indaiatuba, na Categoria Empresas Apoiadoras dos Projetos do EDN; e Hine Group, na Categoria Boas Práticas de Tutoria.
Sobre o Educandário Deus e a Natureza 👈 Instagram
Em 1992, um grupo de pessoas lideradas pelo Sr. Antônio Packer – conhecido filantropo da cidade – decidiu criar uma Organização Social com o objetivo principal de atender adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social, pois não existia no município nenhuma outra instituição assistencial voltada a esse segmento. Em um terreno doado em comodato pela Prefeitura local, esse grupo construiu um prédio de 700 m², inaugurado em 1998 como um departamento da USE (União das Sociedades Espíritas) de Indaiatuba. Em 2000, como já estava previsto, separou-se daquele órgão, tornando-se uma Organização devidamente constituída, sendo o Sr. Antônio Packer seu primeiro Presidente. Em 2003, inicia ampliação de suas instalações em mais de 1000 m², que foi inaugurada em 2005, com ampliação de seus projetos. Desde o início, para garantir a sua qualidade, firmou parceria com o SENAI local para usar a sua metodologia em algumas de suas oficinas noturnas. No início de suas atividades, o atendimento era dirigido à faixa etária de 14 a 18 anos incompletos.
Atendendo uma reivindicação familiar, ampliou o atendimento a adolescentes mais novos, através de oficinas culturais e aos pais e irmãos mais velhos, através de oficinas profissionalizantes, oficinas artesanais e geradoras de renda. Por isso, hoje, o trabalho da Organização se transformou no Programa “Abraçando a Família”, composto por três Projetos:
PROJETO “MÃOS JOVENS”, que atende crianças e adolescentes de 06 a 18 anos incompletos;
PROJETO “QUALIFICAR É CRESCER”, que atende jovens e adultos de 18 a 59 anos.
A partir de 2011, a Organização iniciou seu processo de readequação às novas diretrizes da Tipificação, estando inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, no nível da Proteção Social Básica do SUAS, com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já implantado totalmente com seus projetos.
A partir de 2012, iniciou, dentro do Projeto “Mãos Jovens,” o módulo “Jovem Aprendiz”. Os adolescentes e jovens frequentam seu serviço de convivência onde são preparados previamente pela Organização e inseridos no mercado de trabalho como aprendizes. Depois de contratados, recebem conhecimentos teóricos na Organização e práticos na empresa contratante, respeitando as cargas horárias de cada curso cadastrado no Ministério competente, conforme parâmetros estabelecidos pelo CONAP.
A Organização, em 2016, foi premiada pelo Condeca/SP, com uma verba repassada em duas etapas (2016/2017) para o módulo “Desenvolver Talentos”, que é o serviço de convivência que antecede o módulo “Jovem Aprendiz”.
A partir de 2018, as oficinas de aprendizagem foram reestruturadas seguindo exigências da Lei e hoje estão cadastradas em três modalidades:
Serviços Administrativos e de Almoxarifado, Auxiliar de Comércio e Varejo e Auxiliar de Produção. Por seis anos consecutivos, o Projeto “Mãos Jovens” foi premiado pelo Instituto HSBC de Solidariedade (extinto em 2016), através de destinação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Indaiatuba.
Atualmente, a Organização conta com 2.000 m² de área construída, com elevador e ambientes adaptados para inclusão do deficiente e funciona de segunda a sexta-feira das 7:30 h às 22:00 horas. De 2020 a meados de 2022, a Organização enfrentou o momento de pandemia e se reinventou transformando 80% de seu trabalho na modalidade EAD e oferecendo a seus beneficiários e familiares todo apoio psicológico, além de lives onde se discutiam temas de interesse do cidadão e promoveu, também, a distribuição de cestas básicas às famílias que delas necessitavam. Em 24 anos, atendeu diretamente 27.191 beneficiários, o que representa um universo de 108.764 pessoas impactadas indiretamente.
Redação: Kleber Patricio On-line 👈 Instagram
Divulgação: Dicas da Nilda 👈 por Nilda Takeuti
Nenhum comentário:
Postar um comentário