Comtur reúne empreendedores do turismo na Estação Cultural de Itaici
Evento integrou a pauta da 10ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Indaiatuba
Grupo de empreendedores envolvidos no Projeto Viti e do Comtur. Foto: Leonardo Cruz Fotografia |
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Indaiatuba promoveu um encontro com empreendedores do turismo, na Estação Cultural de Itaici, na noite desta quinta-feira (31/10). O evento integrou a pauta da 10º reunião ordinária do conselho e abordou o desenvolvimento do turismo em bairros rurais de Indaiatuba.
Representantes do Corredor Turístico VITI Indaiatuba (Rota VITI), que é formado por empreendedores dos bairros Videiras, Itaici, Tombadouro e Itaboraí – cujas letras iniciais dão o nome VITI – participaram do encontro e fizeram uma apresentação na qual explicaram como foi criada a Rota VITI e qual é a proposta de trabalho do grupo.
Fundada em 2023, a Rota VITI é composta por agentes públicos e privados do setor turístico de Indaiatuba e atua, de maneira coletiva, para a implementação do turismo vitivinícola, rural, ambiental, histórico, cultural, gastronômico, esportivo, de aventura e também na realização de eventos nos bairros da região rural do município.
Atualmente, oito estabelecimentos estão na Rota, sendo eles, Itaici Cervejaria, Vitivinícula Ari Facchini, Sítio 7 irmãos, Século Verde Restaurante, Vinícula Gregório, Vinícula Bramasole, Emporio LaLu e o Sítio Pedra de São Francisco. A Associação de Amigos do Bairro Videiras, a Comunidade da Igreja São José e os produtores da agricultura familiar do Ponto Verde – que também estão localizados na região rural – estão entre os apoiadores.
O objetivo do Comtur em realizar o encontro foi fazer uma apresentação das atribuições do Conselho aos empreendedores e também coletar as demandas deles, afim de obter subsídios para propor políticas públicas que possam contribuir para a ampliação do turismo, em Indaiatuba.
O Comtur de Indaiatuba possui representantes dos órgãos públicos, sendo eles, as secretarias municipais de Cultura, Educação, Esportes e de Serviços Urbanos; e da sociedade civil, incluindo hotéis, bares, restaurantes, clubes, associação comercial, agências de turismo, artesãos e imprensa.
Entre as atribuições do conselho está propor estudos e ações que possam fomentar o setor turístico no município, que é responsável por parcela significativa de empregos e renda gerados, e também contribui para a manutenção da qualidade de vida no munícipio.
Durante o encontro desta quarta-feira (31/10), os membros do Comtur definiram que, na primeira quinzena de novembro, farão uma visita técnica aos estabelecimentos que estão na Rota VITI.