Virada Cultural-
Indaiatuba
Dia 24 de Maio,
10h, Teatro Ciaei
Entrada Gratuita
Banda Villa
Lobos Faz Concerto de Desconstrução e Reconstrução
É tempo de Maio
Musical mas o destino quer que o novo
concerto da Banda Villa Lobos seja
uma das atrações da Virada Cultural,
no dia 24 de maio, às 10h, no Ciaei. A entrada é gratuita e Wladimir Soares,
que é o atual diretor artístico da Corporação Musical Villa Lobos,
promete um espetáculo cheio de supresas, a começar pelo nome do concerto: “A Banda in Progress & Fragmentos da
Banda”, uma paráfrase de “work in progress”, por se tratar de um espetáculo
experimental que trabalha com o conceito de desconstrução e reconstrução da
banda durante o concerto. O mote desse espetáculo, explica o diretor, veio de
uma obra de Dmitri Shostakovich, a Abertura Fantasia, que vai ser tocada
pela primeira vez pela Banda Villa
Lobos. E por ser uma estréia, o espetáculo vai seguir por esse caminho,
apresentando um repertório que os próprios músicos sugeriram. No processo de
desconstrução, serão apresentados números musicais com instrumentos solos, com
duos, trios, quartetos, quintetos, quintetos dobrados – e aí a orquestra já
começa a ser restaurada, com a apresentação de um combo,seguido de uma jazz
band , para terminar em grande estilo com toda a banda novamente em cena. E os
dois regentes desta verdadeira banda sinfônica que privilegia os instrumentos de
sopros serão o maestro-titular, Samuel
Nascimento de Lima e o maestro- assistente Tiago Morandi Roscani.
Quem trouxe a
música de Shostakovich para os ensaios da banda foi o maestro Tiago Morandi
Roscani, que já havia participado de uma apresentação com uma orquestra
sinfônica. Apaixonado por esse concerto, Tiago encontrou um arranjo para banda
sinfônica e sua empolgação contagiou todos os músicos. Trata-se de um concerto
forte, arrebatador, que estreou em 1954 no Teatro Bolshoi, em Moscou, para
comemorar o 37º aniversário da Revolução de Outubro (1917). O resto da história é o próprio Tiago quem
conta:
“Na época, o maestro do Bolshoi, Vassili Nebolsin, viu-se sem um novo trabalho adequado para abrir o concerto, e contatou Shostakovich apenas alguns dias antes do evento. O compositor trabalhou com rapidez, completando a composição em três dias. Ele, aparentemente, baseou-se na Abertura de Russlan e Ludmilla, de Mikhail Glinka (1842), e possui o mesmo ritmo animado e estilo de melodia. Enquanto reflete o estilo de Shostakovich, a peça como um todo usa dispositivos clássicos muito convencionais de forma e harmonia.
A versão original da obra começa com uma fanfarra nos metais, seguido por uma melodia rápido nas madeiras. As cordas assumem essa melodia e a peça chega a um clímax com um motivo de quatro notas. De repente, a música atinge uma melodia mais lírica nas trompas e violoncelos. Shostakovich desenvolve este material em seu estilo típico, usando ambos os temas em contraponto. No final a fanfarra retorna e leva para uma coda empolgante.
A obra é uma peça muito conhecida do repertório orquestral. A transcrição para banda de concerto foi feita por Donald Hunsberger, e essa versão foi executada em importantes eventos como os Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou, e no Concerto de abertura do Prêmio Nobel de 2009”.
“Na época, o maestro do Bolshoi, Vassili Nebolsin, viu-se sem um novo trabalho adequado para abrir o concerto, e contatou Shostakovich apenas alguns dias antes do evento. O compositor trabalhou com rapidez, completando a composição em três dias. Ele, aparentemente, baseou-se na Abertura de Russlan e Ludmilla, de Mikhail Glinka (1842), e possui o mesmo ritmo animado e estilo de melodia. Enquanto reflete o estilo de Shostakovich, a peça como um todo usa dispositivos clássicos muito convencionais de forma e harmonia.
A versão original da obra começa com uma fanfarra nos metais, seguido por uma melodia rápido nas madeiras. As cordas assumem essa melodia e a peça chega a um clímax com um motivo de quatro notas. De repente, a música atinge uma melodia mais lírica nas trompas e violoncelos. Shostakovich desenvolve este material em seu estilo típico, usando ambos os temas em contraponto. No final a fanfarra retorna e leva para uma coda empolgante.
A obra é uma peça muito conhecida do repertório orquestral. A transcrição para banda de concerto foi feita por Donald Hunsberger, e essa versão foi executada em importantes eventos como os Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou, e no Concerto de abertura do Prêmio Nobel de 2009”.
A peça inicial desta apresentação da Banda
Villa Lobos oferece toda essa empolgação mas deixa para o grand-finale um
clímax ainda mais entusiasmante, com a
execução de um medley de canções do Deep Purple. E,como tem rock no final, a
banda ganha uma participação especial de um roqueiro de verdade: para fazer os
solos de guitarra, o concerto A Banda In Progress contará com os riffs
sempre instigantes de Roberto Tempesta, que também é jornalista,publicitário
e hamburgueiro!
Shostakovich no
início, Deep Purple no final. E o recheio, como fica? Ficou assim o roteiro
deste concerto :
1-
Fantasia- Abertura Festiva, Dmitri Shostakovich, regente Tiago
Morandi Roscani;
2-
Melodia Sentimental, Heitor Villa-Lobos- Dueto de sax alto(
Samuel Nascimento de Lima) e clarinete (Tiago Morandi Roscani,ambém autor do
arranjo);
3-
Allegro Moderato, Eugene Bozza-Dueto de Flauta (Carolina Monteiro)
e Oboé (Victor Perroni);
4-
Remexendo, Radamés Gnatali- Arranjo para
Quinteto de Clarinetes (dobrados) de Aldevino Brandemburgo;
5-
When I`m
Sixty Four,
Lennon& McCartney, arranjo de Ramón Richard;
6-
Samba de Uma Nota Só, Antonio Carlos Jobim, arranjo de Walter
Lang;
7-
Low, Hector Costita, arranjo para combo de Antonio
carlos Neves, regente Samuel Nascimento de Lima;
8-
Birdland, Joseph Zawinel, arranjo para Big band de John
Higgins, regente Samuel Nascimento de Lima;
9-
Deep Purple Medley, arranjo para banda sinfônica de Toshiko
Sahashi, regência de Samuel Nascimento e participação especial do guitarrista
Roberto Tempesta.
(texto: Wladimir Soares)
(texto: Wladimir Soares)
Você é a maior!!!! Muito obrigado, Nilda querida!!!!!
ResponderExcluirhahahaha Wladimir Soares!!! Imagina!!! conte comigo sempre que precisar.
ExcluirBjo