Pesquisa revela que taxa de ocupação
hoteleira em Indaiatuba é de 75%
Crescimento do Distrito Industrial e expansão de Viracopos indicam aumento da demanda para turismo de negócios na cidade
Sempre atenta às necessidades do mercado, a Congesa vem estudando o setor hoteleiro de Indaiatuba há alguns anos. Para isto, a construtora e incorporadora encomendou uma pesquisa, realizada pelo Grupo de Estudos Urbanos (GEU), que mostrou que a taxa média anual da ocupação hoteleira no município é de 75% e a tarifa média é superior a hotéis da Capital da mesma categoria. O alto índice de ocupação tem dois grandes e importantes motivos: o crescimento do Distrito Industrial e expansão de Viracopos. O último hotel instalado na cidade foi há dez anos e hoje o que se observa é que a demanda é maior do que a oferta.
Analisando as taxas de ocupação hoteleira nas capitais brasileiras, nota-se que os dois destinos que estão no topo - Rio de Janeiro e Fortaleza - possuem números menores, na casa dos 72%, o que sinaliza o potencial deste setor na cidade. Vale ressaltar que a taxa média nacional de ocupação gira em torno de 65%, de acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), entidade que representa as 25 principais redes hoteleiras nacionais e internacionais que atuam no Brasil, totalizando 600 hotéis e 97 mil UHs (unidades habitacionais). "Mesmo nesse ano que o País passa por crise econômica, política e moral, as taxas estão se mantendo e em algumas regiões como em Indaiatuba e na RMC, crescendo ", destaca o presidente do FOHB e CEO da Rede Travel Inn, Manuel da Gama.
As características de Indaiatuba reforçam o crescimento da demanda hoteleira para o turismo de negócios, como a localização estratégica, na órbita de Campinas e perto da capital paulista; o qualificado sistema viário regional; a proximidade com aquele que será, em breve, o maior aeroporto da América Latina – Viracopos; o forte e crescente distrito industrial; e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que está entre os melhores do País – está na posição 77ª dentre 5.567 municípios.
"Esses diversos fatores combinados mostram que o potencial de desenvolvimento e para investimentos é extraordinário em Indaiatuba, que já se destaca como uma das melhores cidades brasileiras de médio porte e que conta com um polo industrial de ponta", analisa o diretor da GEU, Milton Fontoura, responsável pela pesquisa de mercado encomendada pela construtora e incorporadora Congesa para definição da segmentação do seu produto hoteleiro que será lançado em breve, em Indaiatuba, juntamente com a Rede Travel Inn.
Fontoura estudou a fundo o mercado hoteleiro de Indaiatuba e municípios vizinhos, contribuindo com importantes dados para o desenvolvimento do hotel, que será voltado ao turismo de negócios. "A instalação de novos hotéis em Indaiatuba se faz urgente, pois a oferta é insuficiente frente à procura. É frequente faltarem vagas na hotelaria atual em situações do cotidiano", esclarece, ressaltando que muitas vezes os hóspedes precisam se deslocar para Campinas ou Itu por não encontrarem vagas em Indaiatuba.
Com o aumento da demanda, o produto hoteleiro se torna também uma excelente opção para aqueles que investem em imóveis para renda, mas não querem, ou não podem, gerenciar inquilinos, reformas e contratos. "Por meio do pool de locação toda a renda auferida pelo empreendimento é rateada entre os proprietários, por isso esse tipo de negócio tem sido uma alternativa importante de investimento em regiões desenvolvidas e com forte apelo ao turismo corporativo que, mesmo em momentos difíceis da economia, mantém-se aquecido", acrescenta o pesquisador.
Com o estudo feito pela GEU, a Congesa e a Travel Inn puderam desenhar o modelo ideal de hotel para Indaiatuba, revelando prudência e sabedoria para acertar no produto, garantir a velocidade em sua viabilidade e, por consequência, trazer o retorno aos investidores no melhor tempo.
No endereço www.congesa.com.br/novidade, é possível se cadastrar para receber mais informações sobre o lançamento do Wise Hotel, novo empreendimento da Congesa em parceria com a Travel Inn.
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