segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Reconceito realiza I Quermesse Cultural

Evento em formato de festa de rua acontece entre a João da Fonseca Bicudo e Padre Vicente Rizzo, no Jardim Pau Preto

Fernando Lazaro.

Grupo Gandaia.

Gustavo e Vinícius.

Orquestra de Viola Caipira.

Vidart.

Vidart.


Espaço Reconceito realizará no próximo dia 18 de agosto, sábado, das 16 às 22 horas, uma Quermesse Cultural entre as ruas João da Fonseca Bicudo e Padre Vicente Rizzo, no Jardim Pau Preto, em Indaiatuba.
Buscando resgatar as festas de rua, o evento acontece em formato de quermesse, mas com uma programação inteiramente voltada à arte e cultura. "Nosso intuito é resgatar o convívio entre as pessoas, promover a cultura de maneira geral e, de quebra, ajudar a Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) a concluir a obra de sua nova sede", afirma a arquiteta Barbara Corsetti Fantelli, idealizadora e proprietária do Espaço Reconceito, que organiza a quermesse.
O evento reunirá diversas formas de manifestação artística e contará com a participação de grupos de arte circense, como é o caso do Grupo Gandaiá e dos alunos do Projeto Vidart, que envolve estudantes da Rede Pública de Ensino, mágica com Fernando Lazzaro, teatro com o Grupo Estrada, oficina de contação de histórias com a escritora e educadora musical Tatiane Mendes Carvalhostand-up com Eduardo Venosa, dança com o grupo da Galpão 1 Academia, música com a Orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura, com a banda Confraria d'Asdrovnia, com a Fanfarra do Futuro, coordenada pelo maestro Marcelo Antunes Martins, e com a dupla Gustavo Portes e Vinícius Lima, performance artística com Cecilia Stelini e graffitti com Biel Siqueira, entre outras atrações.
As atividades se desenvolverão, na maior parte, no palco principal do evento. As atrações iniciam às 16 horas e se encerrarão às 22 horas, sendo que várias delas, como os artistas em pernas de pau, palhaços etc., se apresentarão na própria rua, entre o público presente. Todas as atividades terão duração prevista entre vinte e trinta minutos cada, começando a cada meia hora.
Além da parte cultural, a quermesse envolverá barracas de alimentação: a Volacc participará com seus celebrados pastéis, cachorros quentes e doces; pães artesanais da U'PanƏ, food truck Denzhel (burgers) e beer truck Donnerstag — tudo com renda, integral ou parcial, revertida para as obras da nova sede da Volacc.
O lado mais 'raiz' da quermesse ficará por conta das barracas de pescaria, do beijo e boca do palhaço, com brincadeiras superdivertidas e com renda para a Volacc.
"Queremos, acima de tudo, que as pessoas interajam e se divirtam. Está prevista uma panfletagem em grande parte do bairro e também convidaremos escolas e clínicas de repouso, especialmente para as atrações que se desenvolverão do final da tarde às primeiras horas da noite", pontua Barbara.

Patrocínios
A Quermesse Cultural do Reconceito vem recebendo apoio de diversas empresas, por meio de cotas de patrocínio que permitirão à organização destinar a maior parte possível da renda para a Volacc. Entre elas, a Casa da Fazenda Móveis, Elevare Acabamentos, Italo Decor Móveis, Escola Aconchego, Le Triskell Bistrô, LigBem Materiais Elétricos e Iluminacão, Supera Ginástica Cerebral, Lis Rose Boutique, Start House Automação Residencial e Industrial e Ballila Automóveis. A Prefeitura apóia o evento com a infraestrutura de estandes, palco, iluminação e viabilizando a participação da Orquestra de Viola e dos alunos do Projeto Vidart.

A Volacc
A Volacc - Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer - é uma organização social sem fins lucrativos cujo trabalho essencial é oferecer apoio sócio-assistencial às famílias de pessoas portadoras de câncer na cidade de Indaiatuba.
Com o encerramento da parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, algumas voluntárias remanescentes observaram a necessidade de realizar o trabalho de assistência direta à pessoa com câncer na cidade de Indaiatuba. Em julho de 1994 foi constituída como organização não governamental (ONG). Em 2009, atendendo a regulamentação do Governo Federal que exigia a profissionalização dos atendimentos sócio-assistenciais pela vinculação ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a Volacc atingiu um novo patamar de atendimento, cumprindo com exigências profissionais em prol de seus assistidos.
Dentro deste propósito, a instituição realiza seu trabalho prestando assistência totalmente gratuita em todas as fases da doença. O primeiro passo é o atendimento feito pela Assistente Social, que aciona os recursos necessários para o suprimento das necessidades urgentes, bem como as seguintes:
• Medicamentos
• Alimentação básica e suplementar
• Cuidados de enfermagem
• Atendimento psicológico
• Fisioterapia
• Orientação jurídica
• Equipamentos, como: cadeira de rodas, cadeira de banho, cama hospitalar, muletas, próteses, bengalas, andadores entre outros.
Além de suas atividades-fim, a instituição vem focando suas energias na construção de sua sede, em um terreno cedido pela Prefeitura no bairro Cidade Jardim. Entrando na fase de acabamento, justamente a mais custosa, a Volacc precisa de ajuda financeira para a conclusão da obra e aparelhamento do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário