sexta-feira, 9 de abril de 2021

Secretaria de Cultura abre inscrições para segunda edição do Pocket Cultural Virtual

 Edital de Chamamento Público está disponível no site da Prefeitura



A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lança o Edital de Chamamento Público para seleção de projetos para a edição online do 2º Pocket Cultural. No total, serão selecionados até 100 vídeos e fotos nas seguintes categorias: Artes Circenses, Artes Visuais, Contação de Histórias, Cultura Popular, Dança, Maquiagem Artística, Literatura, Música, Stand Up e Teatro.

Assim como em sua primeira edição, o 2º Pocket Cultural tem como objetivo estimular a cadeia produtiva e incentivar a sustentabilidade de artistas locais, assegurando a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19, tendo em vista que estes são direitos fundamentais e essenciais à qualidade da vida humana, contribuindo para a inclusão social e o senso de pertencimento, identidade, sensibilidade e empatia.

As inscrições serão gratuitas e acontecem entre 9 de abril a 23 de maio, exclusivamente por meio do link www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/pocket-cultural/. Os vídeos selecionados serão apresentados ao público no dia 3 de junho, através do Portal Cultura Online, também no site da Prefeitura de Indaiatuba. O valor bruto a ser pago por apresentação para os habilitados e selecionados neste edital será de R$ 750.

“A primeira edição do Pocket Cultural foi um sucesso, com 75 vídeos selecionados”, destaca Tânia Castanho, secretária municipal de Cultura. “Porém, o mais importante é oferecer esta oportunidade aos nossos artistas, não apenas de apresentar seu trabalho, mas também de minimizar o impacto causado pela pandemia, além de oferecer à população um pouco de entretenimento e aprendizado”.

Atividades

Para os efeitos deste Chamamento, cada atividade integra diversos segmentos culturais. Em Artes Circenses, o participante deverá escolher entre Malabarismo, Palhaço/Clown, Acrobacia, Contorcionismo, Equilibrismo e Ilusionismo/Mágica. As Artes Visuais serão representadas por artistas de Histórias em Quadrinhos, Fotografia e Curta-Metragem.

Em Contação de Histórias, a história deverá ser narrada e gravada em vídeo, com o tema e classificação livre com conotação de começo, meio e fim, estimulando a imaginação, criatividade e gosto pela leitura. Cultura Popular será dividida em Cordel, Folia de Reis, Congada, Jongo, Capoeira e Danças Folclóricas.

A Dança integra as modalidades Jazz, Ballet Clássico, Hip Hop, Dança de Salão, entre outras. Maquiagem Artística é uma técnica conceitual, utilizada na criação de personagens ou em trabalhos artísticos livres, empregada na construção de um personagem, efeitos especiais e outras ferramentas dentro do universo do cinema, teatro e demais espetáculos.

Literatura se divide entre os gêneros Fábula, Conto, Crônica, Poesia e Poema. Encerrando as categorias disponíveis estão Música, Stand Up e Teatro. Para todas as opções, a duração dos vídeos varia de 3 a 15 minutos, no máximo, com exceção de Fotografia, onde os trabalhos devem ser entregues impressos.

Os proponentes devem ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo no município de Indaiatuba. Os vídeos serão avaliados por Comissão indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e os participantes serão avisados por e-mail. A lista com o resultado final dos selecionados também será publicada na Imprensa Oficial do Município, até o dia 27 de maio.

Os critérios considerados para seleção serão: prioritário (vive exclusivamente da arte), comprovação de atividades na área, qualidade artística cultural, impacto cultural para o município, factibilidade, técnica e originalidade apresentada nos vídeos e/ou fotos.

Todos os vídeos deverão atender as normas de segurança sanitária, segundo as orientações da Vigilância Sanitária Municipal. Esta e outras orientações importantes estão disponíveis no Edital de Chamamento Público, disponível pelo link www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/pocket-cultural/.

 

FOTO: DIVULGAÇÃO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário