terça-feira, 30 de junho de 2015

APAE Indaiatuba inaugura Casa Terapêutica na Unidade Pimenta

                APAE Indaiatuba inaugura Casa Terapêutica na Unidade Pimenta           


Com a presença de autoridades, imprensa, representantes dos patrocinadores e alunos da instituição, a APAE Indaiatuba inaugurou na manhã de ontem, 29 de junho, na unidade Pimenta, a Casa Terapêutica “Comendador Doutor Santoro Mirone”.
A Casa Terapêutica tem como objetivo principal oferecer treinamento aos alunos para que eles possam vivenciar atividade de vida prática (de vida autônoma) em um ambiente natural. “Nosso objetivo é treinar os nossos alunos para que se tornem cidadãos independentes e autônomos por meio de vivências diárias em treinamentos e Atividades Vida Prática”,
disse a diretora pedagógica da APAE, Angela Maria Prandini. “Atividades simples  e corriqueiras como arrumar uma cama, dobrar uma roupa, vestir um calçado etc. são atividades que a maioria de nós executa quase que inconscientemente, mas as pessoas com deficiência precisam receber treinamento para executá-las de modo a serem mais independentes”, conclui.
A casa consiste de um dormitório, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda e foi construída com patrocínio das empresas Banco Itaú e John Deere e também com doações de duas pessoas físicas.
“A Casa Terapêutica é um trabalho pedagógico-terapêutico que visa o desenvolvimento tanto de atividades da vida prática (atividades voltadas para o mercado de trabalho) como de vida diária (escovar dentes, pentear cabelos, tomar banho etc.), sendo estas últimas o foco inicial da APAE. Levamos em consideração o fato de que, com o envelhecimento  dos cuidadores, é preciso desenvolver a autonomia dos alunos para que eles possam ajudá-los ou mesmo facilitar seu trabalho”, informa o fisioterapeuta e coordenador ambulatorial da APAE, André Luiz Guimarães.
Para mais informações, 3801-8890 (Secretaria da Escola de Educação Especial da APAE), com Angela (direto 3801-8896) ou Celino (direto 3801-8895).

Fotos e texto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário