segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Empório do Nono celebra duas décadas de sucesso - Coletiva de Imprensa Regional

Coletiva de Imprensa no Empório do Nono

Na noite de 20/08, o Empório do Nono recebeu a imprensa regional para mostrar a casa e serviu um delicioso jantar em comemoração ao 20º Aniversário. Um local tradicionalmente conhecido pela gastronomia (almoço, jantar e comidinhas de bar) e pelas atrações musicais apresentadas todas as segundas e quintas. 
Nas segundas acontece o Chorinho com os grupos Manteiga de Garrafa, Caros Amigos e André Ribeiro e convidados. Nas quintas acontece, acontecem as apresentações de samba e música brasileira com Chiquinho do Pandeiro e convidados. Chiquinho é um dos artistas da casa, é o assessor que cuida da programação musical da casa desde sua inauguração, há 20 (vinte anos).

E foi uma noite super agradável com boa comida, chorinho e samba; apresentados pelos artistas da casa.

Em setembro, devido as comemorações de aniversário, toda semana terá um convidado que se apresentará juntamente com os artistas da casa. 

Logo abaixo das fotos, confira a história desse tão famoso Empório do Nono. 👇
A programação completa para comemorar o 20º Aniversário da casa  
👉 AQUI.
As atrações começam a partir de hoje.

Acompanhe as mídias do Empório do Nono
Fanpage: 👉 Empório do Nono

Daniel Bueno, Bruna Takeuti, Eduardo Pereira, Chiquinho do Pandeiro e Junior Pattaro.

Junior Pattaro, Nono e Elizabete Pattaro.


Daniel Bueno (violão 7 cordas).

Eduardo Pereira (bandolim).
  
Chiquinho do Pandeiro assessor musical.

Boanerges Gonçalves Jornal Mais Expressão (Indaiatuba).


Elizabete e Junior Pattaro.

Daniel Bueno, Bruna Takeuti, Eduardo Pereira e Chiquinho do Pandeiro.


Adelaine e Boanerges.

Chiquinho do Pandeiro.

Eduardo Pereira.

Bruna Takeuti.

Nono.

Nono e Junior.

Andressa Dezem nutricionista do Empório do Nono.

Daniel, Bruna, Eduardo e Chiquinho.

Daniel e Bruna.

Eduardo e Chiquinho.

Bruna Takeuti (cavaco e voz).
 
Bruna Takeuti (voz e cavaco).





Casa foi inaugurada em Campinas no dia 21 de junho de 1999 e permanece referência da culinária e da música brasileiras.

O Empório do Nono, uma das mais tradicionais casas de Campinas, celebra 20 anos de sucesso em 2019. O restaurante ganhou fama pelo chope tirado essencialmente com colarinho, acompanhado de porções e pratos tipicamente brasileiros, com leve toque italiano. O propósito casa, desde o seu início, foi abrir espaço para a boa música, com destaque para o choro e o samba, e manter viva a tradição e a história dos bares de antigamente.
Inaugurado no dia 21 de junho de 1999, o Empório do Nono tem a ‘atmosfera’ dos clássicos bares paulistas e cariocas da década de 1950. O local, na esquina da Avenida Albino J. B. Oliveira com a Rua Cecília Féres Zogbi, abrigou, há 70 anos, uma mercearia (ou empório), o que influenciou na escolha do nome da casa. Já o ‘nono’ faz menção à ancestralidade italiana de um dos proprietários.
São quatro ambientes: praia (calçada), salão principal, varanda e salão nobre, distribuídos em 440 metros quadrados e com capacidade para 220 lugares. O pé direito é alto e evidencia o madeiramento do telhado, o que valoriza a história arquitetônica da edificação. Parte das paredes é recoberta por prateleiras repletas de garrafas de bebidas;e outra parte é forrada de trabalhos fotográficos feitos por profissionais como Carlos Bassan, e por caricaturas assinadas por artistas, entre os quais o cartunista e chargista Dalcio Machado, de Sergio Campelo, Luiz Gustavo Paffaro, Flavio Rossi e Ziraldo.
Luminárias de época, mobiliário de madeira escura, balcão de mármore, com os azulejos ao fundo do bar em mosaico azul e branco, e objetos de decoração que mesclam o vintage com o retrô, complementam o conceito deste restaurante que reúne características de bar, com cardápio que varia de petiscos até refeições completas, a qualquer hora do dia ou da noite.
Ponto de encontro da comunidade acadêmica de Campinas, o Empório do Nono atrai estrangeiros que desejam conhecer a culinária e a música genuinamente brasileiras, e também grupos de amigos e famílias que desejam reunir-se ao redor da mesa e saborear o que o recinto tem de melhor a oferecer: produtos preparados com matérias-primas frescas de qualidade e ambiente acolhedor.
Sabores
A casa foi uma das primeiras em Campinas a contar com uma mesa de frios, um conceito inspirado no Elidio Bar, na Mooca, em São Paulo. A partir das 17 horas, há um balcão forrado com mais de 20 opções de acepipes para o cliente escolher, desde enroladinho de abobrinha com tomate seco e queijo Minas, sardela, azeitonas recheadas, berinjela, pernil assado, azeitonas, queijos e outros.

No almoço, são servidos pratos fixos a cada dia da semana, como o Virado à Paulista, às terças-feiras, ou a Costela assada, aos domingos. Também são oferecidos no cardápio à La Carte, de segunda a domingo, mais cinco pratos que variam, à base de carnes, frango, peixes e massas feitas no próprio restaurante. A pedida clássica servida diariamente é o PF do Nono, picadinho de filé mignon, ovo frito, feijão preto, linguiça apimentada, banana à milanesa, cebola murcha, tomate, farofa e arroz. Todos acompanham entrada com cesto de pães – também produzidos na casa – e salada. A proposta do PF do Nono é reverenciar os sabores que são tipicamente brasileiros. 

De segunda a sexta, uma boa pedida é o Happy Nono, das 17h às 20h. No cardápio da noite, os clientes contam com sugestões pratos fixos e com as sugestões do dia, como: tagliolini à bolonhesa, filé à parmegiana com tagliolini na manteiga, e truta no papelote assada na manteiga, entre outras opções. Para petiscar, há mais de 15 variedades de porções, algumas delas inspiradas em bares cariocas. Vale destacar os bolinhos de abóbora com carne seca, de aipim com camarão, e de arroz com queijo e bacon, além dos tradicionais: frango a passarinho, pasteis e outros. 

Os sanduíches – são oito opções – e as fornerias preparadas no forno à lenha, como o Piadina, um lanche feito de massa fina de pizza, em oito sabores, como quatro queijos com mignon, fazem sucesso. 

A casa foi uma das primeiras a oferecer na carte de bebidas tanto cervejas artesanais e industrializadas como chope, tirado da mesma maneira como no Bar Leó, na capital paulista. No cardápio, há, ainda, uma infinidade de drinques, coquetéis, destilados e vinhos.

Referência de música de qualidade
O Empório do Nono é reconhecido também como reduto de música de qualidade. Nesses 20 anos, foram mais de duas mil apresentações. As segundas-feiras são dedicadas ao choro, com apresentações de grupos como Caros Amigos, Manteiga de Garrafa e Choro Bandido. Já na última quinta-feira de cada mês, o projeto "Samba do Chico" – uma referência ao músico Chico do Pandeiro, residente da casa – imperam o samba e outros gêneros musicais brasileiros. Entre os grupos que se apresentam às quintas está o Samba do Professor (nascido no restaurante). 

Expansão
Em 2009, o Grupo Empório do Nono adquiriu a Espósito Pizzeria, localizada no endereço ao lado do restaurante. Com capacidade para 130 pessoas, a pizzaria conta com mais de 20 sabores de "redondas", entre salgadas e doces, além de outras fornerias tais como pão de calabresa, crostini e piadina. Algumas das receitas servidas no Empório do Nono são assadas no forno à lenha da Espósito.

Serviço
Empório do Nono Restaurante e Petiscos
Endereço: Av. Albino J. B. Oliveira, 1128, Barão Geraldo, Campinas (SP)
Telefone: (19) 3289-0041 ou (19) 99922-480
Capacidade: 270 lugares
Horários de Funcionamentos: 
De segunda a quinta: das 11h20 às 23h
Sexta e sábado: das 11h20 à meia-noite
Domingo: das 11h20 às 16h
Instagram e Facebook: @emporiodonono

Nenhum comentário:

Postar um comentário