sábado, 10 de fevereiro de 2024

Carnaval 2024 em Indaiatuba conta com nove eventos em quatro dias de programação

Novidade é estreia do CarnaRua e o bloco #TôAqui, com troca de abadás por fraldas geriátricas



Com nove eventos em quatro dias, o Carnaval 2024 promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece em diversos pontos, abertos ao público e para todas as idades. A folia começa no dia 9 e se estende até 12 de fevereiro, com novidades como o CarnaRua com o bloco #TôAqui.

“O Carnaval voltou às ruas de Indaiatuba em 2023, após dois anos de restrições em virtude da pandemia, e foi um grande sucesso”, recorda o prefeito Nilson Gaspar. “Além do Carnaval das Marchinhas, que já é uma tradição, tivemos algumas novidades muito bem-vindas, que estimulam o comércio e o turismo de nossa cidade, atraindo muita gente da região”.

Em 2024, mais novidades integram a programação do Carnaval 2024. “Além do tradicional Carnaval das Marchinhas e do retorno do CarnaPark no Jardim Paulista e Paulistano, também teremos trio elétrico em frente a Prefeitura de Indaiatuba e a estreia do CarnaRua com o bloco #TôAqui”, revela a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “O CarnaPet também está de volta, mas em um novo local, ao lado do Parque Pet do Jardim Esplanada”.

Abadás


A grande novidade deste ano é o CarnaRua com o bloco #TôAqui, que se concentra na esquina das ruas 15 de Novembro com Humaitá do domingo, 11 de fevereiro, a partir das 14h30. De lá, o trio elétrico sai em direção a Praça Prudente de Moraes, onde a folia continua. 

“Mais do que apresentar um novo evento, o CarnaRua e o bloco #TôAqui foram criados para que a população possa se divertir e ajudar o Fundo Social de Solidariedade (Funssol) em seus projetos para a Terceira Idade”, destaca Tânia. Por isso, quem quiser participar e ajudar pode trocar um pacote de fralda geriátrica por um abadá do bloco. 

As trocas acontecerão no Espaço Bem Viver nos dias 31 de janeiro e 1º, 5 e 6 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques. Serão disponibilizados cerca de mil abadás em diversas numerações, para crianças, jovens e adultos. Para garantir o seu, é preciso doar um pacote de fralda geriátrica, que será encaminhado ao Funssol. 

Vale lembrar que a utilização do abadá não é obrigatória para participação no bloco. “Todos estão convidados, mas aqueles que puderem trocar seu abadá por um pacote de fralda geriátrica, além de se divertir, estarão auxiliando o Funssol, que promove um importante trabalho de sustentação junto aos grupos de Terceira Idade de Indaiatuba”, enfatiza Tânia. 

“O Bloco #TôAqui nasceu com essas duas premissas: oferecer diversão e a oportunidade de ajudar o próximo”, completa a secretária de Cultura. “Nossos agradecimentos também à Receita Federal, que fez a doação das camisetas que serão utilizadas no bloco. Sem a doação, não conseguiríamos realizar esta ação”.

Todos os eventos são abertos ao público e contarão com barracas de alimentação e bebidas comandadas por entidades assistenciais, associações de proteção e defesa dos animais e agremiações carnavalescas que atuam na cidade.  

Confira abaixo a programação do Carnaval 2024 em Indaiatuba: 

9 de fevereiro, das 13h às 17h
Carnaval Terceira Idade



Atração: Grupo Folia 
- O Grupo Folia é formado por músicos experientes e apaixonados pelo Carnaval tradicional, das marchinhas antigas, e se apresenta em Indaiatuba há 15 anos. Seu intuito é registar os saudosos bailes dos grandes carnavais de outrora.
Local: Espaço Bem Viver ‘Mário Jacintho da Silva’
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 585 - Vila Teller

9 de fevereiro, das 18h às 22h
CarnaPark - Alça da Prefeitura


Atrações: Priscila Moreno & Banda (18h às 20h) e Grupo Folia (20h às 22h)
- Com 28 anos de experiência no Carnaval pelo Brasil, Priscila Moreno & Banda traz para o Carnaval de Indaiatuba músicas dançantes e animadas, para que toda a família possa se divertir, com muito axé da Bahia, Maranhão e Belém do Pará.
Local: em frente a Prefeitura de Indaiatuba
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800 - Jardim Esplanada

10 de fevereiro, das 15h às 18h30
CarnaKids


Atrações: Priscila Moreno & Banda (15h às 16h30) e Domingos Jazz Band (16h30 às 18h30)
- A Domingos Jazz Band se apresenta em diversos eventos e com formações variadas, entre elas a voltada para marchinhas de Carnaval. Com uma composição eclética e divertida, o grupo já participou do Carnaval de rua em diversas cidades como Brotas, Jaú, Cordeirópolis, Rio Claro, Cesário Lange, Paulínia e Limeira.
Local: Parque da Criança
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.379 - Jardim do Vale 2

10 de fevereiro, das 18h às 22h
CarnaPark - Jardim Paulista


Atrações: Detona Mulekera (18h às 19h), Quintal da Vila (19h às 20h) e Four Samba (20h às 22h)
- O Detona Mulekera foi fundado em 2000 em Indaiatuba e já se apresentou em diversos eventos na cidade e região. Atualmente composto por seis bailarinos, traz alegria através da dança, relembrando músicas que marcaram gerações.
- O projeto Quintal da Vila nasceu para manter viva a identidade do samba em Indaiatuba, em especial na comunidade da Vila Avaí, berço do gênero e onde foram formados grandes sambistas da região. Neste Carnaval, promete um show dinâmico e irreverente, com o melhor do samba.
- Formado após a pandemia, o quarteto Four Samba busca em sua formação instrumental pouco usual, trazer a leveza de sambas imortais. Com o show O Carnaval que Inventou o Brasil Possível - Da Folia à História, relembra o professor e historiador carioca Luiz Antônio Simas, para quem a ideia de um Brasil Urbano se mescla à própria história e ao desenvolvimento da festa popular.
No repertório, o Four Samba traz pagode e sambas de quadra de artistas como Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Almir Guineto, Art Popular, entre outros.
Local: Rua Martinho Lutero, s/nº, ao lado do Campo ‘Raul Monteiro Fernandes’

11 de fevereiro, das 9h às 11h30
CarnaPet


Atração: Domingos Jazz Band
Local: Espaço Pet
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Jardim Esplanada (em frente ao Colégio Objetivo)

11 de fevereiro, das 14h30 às 20h
CarnaRua - Bloco #TôAqui


Atrações: Domingos Jazz Band (14h30 às 16h), Grupo Folia (16h às 18h) e Cesinha e Banda (18h às 20h)
- Cesinha e Banda já participaram de diversos eventos, como o Festival de Verão e o Maio Musical, além de abrir shows de nomes renomados do samba e pagode nacional. Para o Carnaval 2024, prometem um repertório com releituras de clássicos dos gêneros.
Saída: esquina da Rua 15 de Novembro com Humaitá
Chegada: Praça Prudente de Moraes

11 de fevereiro, das 18h às 22h
CarnaPark - Jardim Paulista


Atrações: Iron Dance (18h às 19h), Imperador de Santa Cruz (19h às 20h) e Quintal da Vila (20h às 22h)
- Iron Dance é um grupo de dança comandado por Vinícius Fernandes de Souza, conhecido como Negão do Axé, que começou sua carreira em 1993 em Porto Seguro (BA) e mudou-se para Indaiatuba em 1997. Desde então, participou de diversos shows e se apresentou até fora do país.
- A Escola de Samba Imperador de Santa Cruz apresenta o projeto Alegria do Povo, com apresentações de sua bateria e passistas. 
Local: Rua Martinho Lutero, s/nº, ao lado do Campo ‘Raul Monteiro Fernandes’

12 de fevereiro, das 17h às 22h
Carnaval das Marchinhas


Atração: Grupo Folia
Local: Praça Prudente de Moraes, no Centro

12 de fevereiro, das 18h às 22h
Carna Park - Alça da Prefeitura
Atrações: Four Samba (18h às 19h), Priscila Moreno & Banda (19h às 20h) e Cesinha e Banda (21h às 22h)
Local: em frente a Prefeitura de Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário